AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





sábado, 10 de outubro de 2015

SOROCABA/SP - GCM de Sorocaba terá academia para formação e especialização dos seus policiais

O 1º curso de Aperfeiçoamento para Inspetores marcou o início da implantação de uma academia de formação, capacitação e especialização da Guarda Civil Municipal (GCM) que abrangerá a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). As aulas serão aplicadas entre março a dezembro, na sede do Comando Geral da GCM de Sorocaba. O curso de 300 horas/aulas, por meio de aulas presenciais, ciclos de palestras e pesquisa está com inscrições abertas a oficiais inspetores das corporações das 19 cidades que possuem Guarda Civil, informa o comandante da GCM de Sorocaba, Benedito da Silva Zanin. "Já houve interesse da maioria dos municípios convidados." O presidente da Associação da GCM local, Celso Ferraz de Oliveira, elogia a iniciativa e espera melhorias para a corporação que, a partir de então, "passa a ganhar maior visibilidade".

A implantação de uma academia é um anseio da categoria, tendo sido um dos assuntos em destaque no Encontro de GCMs da RMS, na Prefeitura de Sorocaba. O comandante Zanin informa que existem várias academias metropolitanas, como em São Paulo, Campinas, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), entre outras. O encontro foi realizado dia 23 de janeiro, com o intuito de discutir propostas de trabalhos e melhorias para a categoria, no que diz respeito a direitos civis e formação. A RMS abrange 26 cidades, das quais 19 possuem Guarda Civil: 17 delas marcaram presença. 

Modelo operacional

A importância das GCMs se unirem em torno de propostas que fortaleçam a categoria, especialmente no tocante à seleção e capacitação das tropas, foi salientado pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que é o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana. O comandante Zanin conta que em 2013, o serviço prestado em Sorocaba foi considerado modelo operacional e referência nacional na integração das forças de segurança pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais, durante o 13º Congresso Nacional das Guardas Municipais, em Recife (PE). Esse reconhecimento, acrescenta, serviu de inspiração para a criação da academia.
Até novembro, 45 guardas receberão formação e especialização em diversas áreas do serviço prestado. O curso será ministrado por instrutores da GCM de Sorocaba e por parceiros que atuam na docência de Segurança. O encontro de comandantes ainda resultou em demandas específicas à deputada estadual Maria Lúcia Amary e ao deputado federal Vitor Lippi. Para ambos foi solicitada a destinação de recursos para a instalação da academia de formação, capacitação e especialização das guardas civis.

O presidente da associação que representa a categoria no município, Celso Ferraz, explica que a corporação oferece curso obrigatório de capacitação de qualidade. Ferraz acredita que a partir de agora a corporação - formada por cerca de 400 guardas - deve ganhar mais visibilidade, no entanto, "é preciso melhorias como a aquisição de uniformes, coletes, armas e viaturas". Ferraz afirma que não basta ser referência. "É preciso ter condições. Tem guarda trabalhando com coturno furado", denuncia. Celso Ferraz ainda cita uma licitação em andamento para a compra de viaturas, mas atrasada por conta de recursos. 

Equipamentos

A GCM esclarece, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), que realiza planejamentos, tanto com relação à execução dos cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento que estão em andamento, quanto com os demais cursos programados para o decorrer deste ano. Inclusive, "a implantação da academia metropolitana é fruto deste empenho". Em relação à logística de aquisição de materiais, a GCM informa que com o Programa "Crack é Possível Vencer!" obteve 4 viaturas modelo VW/Voyage, 4 motos Honda XRE 250, 2 ônibus equipados com câmeras e vídeomonitoramento, além de equipamentos de menor potencial ofensivo (100 armas de condutividade elétrica, 300 sprays e espuma de pimenta), através de um convênio da Prefeitura com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

De acordo com a GCM, os uniformes estão com previsão de entrega para a segunda quinzena de fevereiro. Além disso, o aluguel de 3 viaturas Toyota/Hilux e 20 viaturas Toyota/Etios está em fase final de licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário