AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





domingo, 15 de fevereiro de 2015

SOROCABA/SP - Rondas com bicicletas serão retomadas

Serviço de vigilância da GCM deve começar hoje, com três equipes, nos períodos da tarde e noite

As ações foram anunciadas durante reunião com uma comissão composta por seis ciclistas, 
realizada pela manhã no Paço Municipal

Depois do protesto pedindo mais segurança nas ciclovias de Sorocaba, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) determinou a volta da ronda feita com bicicletas pela Guarda Civil Municipal (GCM), instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos e reparos ao longo do percurso. As ações foram anunciadas durante reunião com uma comissão composta por seis ciclistas, realizada ontem pela manhã, no Paço Municipal, um dia depois da manifestação que reuniu cerca de 200 pessoas na avenida Dom Aguirre. 
O retorno das rondas com bicicleta deve começar hoje, com as três equipes, nos períodos da tarde e noite, principalmente na avenida Dom Aguirre. A ordem partiu do prefeito, no entanto, o comandante da GCM, Benedito Zanin alerta que não há efetivo suficiente para as rondas nas ciclovias e parques abertos da cidade, ou seja, alguns pontos vão ficar prejudicados.

A previsão é manter esse efetivo na malha cicloviária até que as câmeras de segurança sejam instaladas, o que deve levar mais de um mês, até que o contrato seja aditado, os equipamentos comprados e instalados. "Eu determinei ao secretário da Administração [Roberto Juliano] que chame a empresa do sistema de videomonitoramento para colocar câmeras ao longo das ciclovias", afirmou o prefeito durante a reunião. 

Ainda não está definido quantas unidades serão integradas ao sistema, o que dependerá de estudo e limite da possibilidade de aditamento do contrato. As imagens serão monitoradas pela equipe do Centro de Operações e Inteligência (COI) da guarda, que poderá acionar imediatamente o efetivo em patrulha para fazer os flagrantes. Atualmente, Sorocaba conta com 115 quilômetros de malha cicloviária.

Os ciclistas questionaram se haverá aumento de efetivo da GCM. Zanin lembrou que serão contratados 40 novos guardas, que começam o treinamento em março e iniciam as atividades na rua em setembro. Destes, alguns vão repor profissionais que estão se aposentando, se desligando da corporação por outros concursos, e entre seis a oito devem somar-se à equipe de rondas com bicicleta para os parques e ciclovias.

Pannunzio também informou que vai pedir uma reunião com o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, e com o comando da Polícia Militar para cobrar possíveis medidas a serem tomadas pela polícia. "Percebemos que já começou a se formar um comércio de peças e componentes mais baratos, mas nós sozinhos não podemos investigar. Precisamos do apoio das polícias Militar e Civil", diz o prefeito.

Além do monitoramento e patrulhamento, a comissão de ciclistas entregou ao prefeito uma lista com pedidos de reparos nas ciclovias, podas de galhos de árvores e melhorias na iluminação. O prefeito prometeu atender às solicitações e pediu que os ciclistas indicassem em um mapa os trechos com problemas. "Vou pedir para a Secretaria de Serviços Públicos que tome as providências".

Assaltos e morte

Um dos membros da comissão, o estudante Rômulo Henrique Pessoa Alves enfatizou que não basta Sorocaba ser conhecida pela extensão de suas ciclovias, pois é preciso que o cidadão sinta-se seguro para que a prática cresça. 
Pannunzio reconheceu que é preciso agir e que sentiu-se atingido com os últimos episódios de assaltos e atropelamentos de ciclistas. "Infelizmente Sorocaba está virando um polo de atração de desocupados e bandidos. Se eu não fosse prefeito, estaria lá com vocês no protesto. Eu me sinto violentado também como cidadão e mais ainda como prefeito", afirmou.
A manifestação de terça-feira (10) foi desencadeada pelo número crescente de ocorrências, entre elas a morte de um adolescente de 16 anos, que foi atropelado no sábado (7), no Parque Vitória Régia. O grupo também pede ações educativas para conscientizar motoristas na convivência com os ciclistas.

Em setembro de 2013 três grupos de ciclistas já haviam realizado uma passeata pedindo mais segurança. 
Um ano depois, em setembro do ano passado, o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, respondeu requerimento do vereador Fernando Dini (PMDB), que retomou a cobrança de uma solução para a falta de segurança aos ciclistas. A informação do secretário era de que a GCM já havia intensificado o policiamento comunitário com bicicletas", dizia o texto.
fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/593684/rondas-com-bicicletas-serao-retomadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário