AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





sábado, 30 de agosto de 2014

Guarda Civil, uma aliada da segurança


Coincidência ou não, as Guardas Civis Municipais surgiram no Brasil no momento em que a escalada da violência tomou contorno de epidemia. Hoje, a insegurança é um dos principais problemas que tiram o sono da população. Em Aparecida de Goiânia, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem galgado cada dia mais atribuições e consequentemente maior responsabilidade. De mera coadjuvante, a Guarda Municipal vem se transformando em um importante complemento à ação das polícias, contribuindo para melhorar a sensação de segurança na cidade.
A GCM ficou por vários anos limitada a zelar do patrimônio público, eram os conhecidos “guardinhas” das escolas e postos de saúde. Hoje, embora uma de suas funções seja zelar pelo patrimônio público, com a nova lei aprovada em agosto deste ano a GCM tem também por atribuição proteger o cidadão de bem.
De acordo com Sandro Cristoph, comandante da GCM, a corporação tem um efetivo de 475 guardas, e 90% deles trabalham com suas próprias armas, já que a guarda ainda não tem armamento próprio. Todos passaram por treinamento e têm o porte de arma. Além do mais, existe a Ouvidoria e a Corregedoria da própria GCM, para que sejam avaliados os comportamentos dos guardas.
A GCM atua em cinco quadrantes, que são divididos por regiões da cidade. Eles ficam no Setor Estrela do Sul, Santa Luzia, Centro, Parque das Nações e Aeroporto Sul, além da Guarda Mirim no Setor Nova Cidade. Em todos estes setores a GCM atua como apoio à PM.
Conforme o comandante, Aparecida tem uma média de 200 prédios públicos que estão sob a segurança da guarda, número que, segundo ele, aumenta a cada dia com as escolas e unidades de saúde que são inauguradas. A corporação hoje conta com 22 viaturas, 22 motos e dois micro-ônibus.
“Hoje somos uma corporação quase 100% armada, caracterizada, com viaturas, e procuramos atender da melhor forma possível, contribuindo com a segurança da população. Tenho orgulho de fazer parte da guarda, de vestir a farda e poder ajudar na proteção dos bens públicos e dos cidadãos”, comenta o comandante.
Ação combate o uso de crack
A Guarda Civil Municipal em breve irá atuar no programa federal Crack é Possível Vencer, que consiste em monitorar possíveis “mocós” e abordar de forma pacífica e amigável, na tentativa de conseguir ajudar através de encaminhamentos à Secretaria de Saúde, que é parceira no programa, para que o usuário se permita reabilitar através de internações.
O objetivo do programa é oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.
O programa deve ser implantado a partir do ano que vem, mas já chegaram ao pátio da GCM duas viaturas e motos, 50 armas de choque e na próxima semana chega um micro-ônibus equipado com televisores que transmitirão as imagens que serão gravadas desses possíveis mocós. Por meio desse micro-ônibus será feito o videomonitoramento das áreas onde forem implantadas as câmeras, que também fazem parte do programa.
Para o comandante da GCM, hoje grande parte dos vândalos que destroem o patrimônio público é de usuários de drogas, isto é, com a diminuição de dependentes, o vandalismo deve também diminuir.
Outro projeto implantado pela GCM que tem dado certo é o Ronda Escolar, criado em 2006 para garantir, através de palestras educativas e rondas ostensivas, que vândalos e aliciadores frequentem as unidades escolares. (Thais Vaz)
fonte: http://www.diariodeaparecida.jor.br/guarda-civil-uma-aliada-da-seguranca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário