AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CURITIBA/PR - Guardas Municipais passam por treinamento prático em Segurança a Dignitários




A escolta de autoridades (conhecida tecnicamente como Segurança a Dignitários) foi o tema de uma das aulas práticas desta quinta-feira (07), no estágio de qualificação profissional Bom Retorno, que teve início na semana passada e do qual participam cerca de cem guardas municipais de Curitiba. 

O curso é realizado em duas fases, teórica e prática, com carga horária de 80 horas, e cumpre o Decreto federal 5.123, que determina a atualização do efetivo. “Desde o início do ano passado, 100% da corporação já passou pelas aulas e alguns servidores estão no segundo ciclo das atualizações”, disse o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.

Ele explicou que os temas e disciplinas evoluem e variam de acordo com a realidade do trabalho da Guarda nas ruas da cidade. “Incluímos no curso, por exemplo, o treinamento para atuação na Patrulha Maria da Penha, após a criação dela”, disse.

Em 2013, a Guarda Municipal atendeu aproximadamente 25 mil ocorrências, a maioria absoluta com êxito. “Isso demonstra o bom preparo da equipe”, disse. “A melhor maneira de manter o profissional preparado para o seu serviço diário é com a atualização permanente”.

Há 22 anos na corporação, o guarda municipal Francisco Santos está aproveitando o curso de atualização. “Além de adquirir novos conhecimentos, é uma oportunidade de reencontrar os colegas que atuam em outras regiões da cidade e trocar experiências com eles”, disse. “Funciona como um intercâmbio de informações e vivências entre nós”.

O principal objetivo da disciplina é aprender a proteger e fazer escolta de autoridades e personalidades em locais público. “Em aulas práticas e teóricas, eles aprendem quais são as diversas formações possíveis para isso, o que depende do tipo de ambiente e da ocasião”, disse o instrutor do curso de Segurança a Dignitários, Carlos Celso dos Santos Jr., que atua como chefe de núcleo da Guarda Municipal da regional da CIC.

Outras disciplinas que fazem parte das 80 horas do curso são Primeiros Socorros, Combate à Incêndio, Direitos Humanos e Constituição, Abuso de Autoridade e Direito, Estatuto do Desarmamento, Técnica de Tiro, Técnicas Policiais, Política Sobre Drogas, Isolamento de Local de Crime e Polícia Comunitária.

Ainda fazem parte do currículo Gerenciamento de Crise, Avaliação Física, Policiamento em Estádios de Futebol, Estudo de Caso, Patrulha Maria da Penha, e treinamentos específicos com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal e Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de outros assuntos.

As aulas acontecem em parceria entre a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal da Defesa Social, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2014/08/guardas-municipais-de-curitiba-pr.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+AmigosDaGuardaCivil+(AMIGOS+DA+GUARDA+CIVIL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário