AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





quinta-feira, 17 de julho de 2014

São José abrirá curso de pós-graduação na tentativa de liberar porte de arma para Guarda Municipal

Um curso de pós-graduação em segurança pública da USJ (Universidade de São José) pode beneficiar os Guarda da cidade que dependem de uma liberação da PF para usar armas

Guarda Municipal de São José conta com 121 agentes

As discussões sobre o tema duram anos e a PF ainda não liberou o armamento com a justificativa que os membros da instituição não realizaram curso adequado que  ensina efetivamente os agentes a manusearem os equipamentos. Ainda assim, o comando da Guarda arante que realizou atividades na área e que está qualificada e competente para usar arma de fogo. 
Em outros municípios, como Florianópolis, Balneário Camboriú e Joinville, a Guarda Municipal está autorizada a usar o armamento. “A abertura do curso ainda tramita administrativamente, porém esperamos que as aulas comecem em agosto. A maioria dos agentes realizou cursos profissionalizantes para manusear as armas de fogo, porém a PF não reconhece as atividades porque alega que não foi uma instituição militar que lecionou, além de dizer que não houve a quantidade de disparos mínimos executados pelos agentes afirmou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Muller. A entidade conta com 121 agentes atualmente.
Ainda de acordo com o comandante, com a abertura da pós-graduação na USJ, instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), os guardas terão finalmente a autorização para o porte e utilização das armas de fogo. “O curso será aberto independentemente da resposta da PF. Realizamos a exposição de motivos para eles explicando porque estamos preparados para manusear as armas, e mesmo que eles [PF] indefiram o caso, a pós-graduação dará esse respaldo de de autorização”, garantiu Muller.  A pós-graduação especializada terá seis meses de duração.

 Polícia Federal avalia o caso


 Conforme a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social de São José, um retorno final da PF sobre a questão do armamento é esperado para esta semana. “A PF considerou a Guarda Municipal como uma entidade civil solicitando o porte de armas, o que não condiz. Eles argumentaram que a Guarda ainda não tinha a quantidade mínima de horas necessárias para dar o porte, que é 160 horas. Só que a corporação realizou cursos especializados no decorrer dos últimos anos, que somam muito mais do que essas horas estabelecidas”, relatou a secretária de Segurança, Andrea Pacheco.Segundo ela, outras atividades especializadas destinadas para a Guarda Municipal deverão ser abertas na USJ neste semestre. Segundo a PF, a corporação pretende dar retorno sobre o caso durante esta semana. “Estamos avaliando se os cursos que eles fizeram estão de acordo com o Estatuto do Desarmamento. Temos que conferir se há condição efetiva desses agentes para utilizarem as armas. Vai depender da Delegacia de Armamento de Santa Catarina”, disse o delegado e chefe de comunicação da PF, Ildo Rosa. Sobre a pós-graduação proposta, Ildo esclarece que não se pode suprir os conhecimentos sobre tiro com aulas teóricas. “O que importa é que eles comprovem que têm o número de tiros mínimo previso pela lei. Se a pós-graduação dará esse respaldo ou não, dependerá da análise da Deleq (Delegacia de Armas e Produtos Químicos)”, concluiu. 
fonte: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/181341-sao-jose-pos-graduacao-porte-de-arma-guarda-municipal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário