AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





quarta-feira, 7 de maio de 2014

MOGI DAS CRUZES/SP - Guarda Municipal usará armas de choque



Graças a uma parceria com o Governo Federal, a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deve receber 50 armas de choque até o mês de julho. Os novos armamentos – tidos como não letais – fazem parte do programa “Crack, é possível vencer”, projeto que a Cidade integra desde a metade do ano passado. A União deve repassar para o Município também um microônibus, 20 câmeras de monitoramento, duas motocicletas e dois carros, além de 50 frascos de gás de pimenta.

Os itens serão destinados a uma parte dos 190 agentes da Cidade. Este é o primeiro passo para a reformulação do grupo que pode, até o fim do ano, receber armas de fogo para o trabalho nas ruas. A informação foi passada pelo secretário municipal de Segurança, coronel Eli Nepomuceno. “Esta parceria com o Governo do Estado vai nos proporcionar o envio de 50 armas de choque que chegam em julho, além do microônibus, carros, motos, câmeras e gás de pimenta. Os guardas começam a passar, nesses meses anteriores, por treinamentos para que consigam manusear os aparelhos”, disse.

O programa “Crack, é possível vencer” é desenvolvido pelo Ministério da Justiça e tem por objetivo auxiliar municípios do País com problemas no enfrentamento contra o crack que, no Brasil, já atinge níveis de epidemia, segundo o Ministério da Saúde.

“É uma nova ferramenta à disposição da Guarda que precisará ser usada de forma adequada que, apesar de ser considerada uma arma não letal, pode sim, em casos extremos, levar a óbito (em casos de pessoas com problemas cardíacos, por exemplo)”, explicou Nepomuceno.

A ideia é que os aparelhos sejam utilizados em ocorrências excepcionais, como enfrentamento de populares contra agentes. Os demais itens serão incorporados à Guarda para reformulação de sua estrutura. A pessoa atingida perde temporariamente os movimentos e, em alguns casos, a consciência.



Estatuto

A Secretaria Municipal de Segurança conclui, até o fim de junho, a revisão do Estatuto da Guarda Municipal. O documento deve apresentar mudanças na estrutura do grupo e pode mudar a forma de atuação dos agentes. Uma das possibilidades é que eles possam receber armas de fogo. A medida é vista com extrema cautela por Nepomuceno. “Após esta revisão, nós vamos submetê-lo à análise do Jurídico e Financeiro da Prefeitura para verificar se há alguma inconsistência jurídica e qual o impacto nas finanças da Administração Municipal. Em seguida, seguirá para apreciação do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Se tudo for aprovado, o Executivo encaminha o documento como projeto de Lei complementar para votação na Câmara Municipal. Acredito que a revisão esteja concluída já agora em junho”, garantiu Nepomuceno.

A reportagem questionou se alguns agentes já estão fazendo aulas de tiro, mas o coronel negou. “Pode ser que alguns façam na vida particular, não como guardas municipais”, respondeu. (Lucas Meloni)
fonte: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/05/guarda-municipal-usara-armas-de-choque.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/Bcpph+(GCM+Guilherme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário