AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





domingo, 16 de março de 2014

CAMPINAS/SP - Copa do Mundo 'força' Campinas a elevar efetivo da Guarda Municipal

secretário disse que aguarda convocações de 100 aprovados em concurso.
Prefeitura cogita criar 'folhetos' para auxiliar segurança e orientar turistas.


O secretário Luiz Baggio e o vereador Tico Costa,
na Câmara (Foto: Fernando Pacífico / G1)

Sem previsão de aumento no efetivo da Polícia Militar durante a Copa do Mundo, Campinas (SP) planeja a segurança do município com reforço de até 100 servidores no efetivo da Guarda, além do compartilhamento de informações entre a Central de Operações da PM (Copom) e o sistema que monitora a cidade através de câmeras (CIMCamp). O titular da pasta, Luiz Augusto Baggio, admitiu preocupação com o deslocamento das delegações e as exibições públicas de jogos no município.

Em 2013, houve redução de efetivo. "A ideia é começar a convocá-los [novos guardas] em breve, estou aguardando a autorização orçamentária. Provavelmente eles não estarão prontos para o trabalho de patrulhamento e escolta, mas na pior das hipóteses irão atuar na orientação ao público. Espero eles ao menos na academia, fazendo estágio nas ruas", explicou Baggio. Ele afirmou que atualmente a Guarda de Campinas possui 692 integrantes distribuídos em dez bases da corporação.

Durante audiência na Câmara, na tarde desta quinta-feira (12), o secretário mencionou que fez um pedido à PM para que integrantes da corporação não sejam deslocados para a capital paulista durante o Mundial de Futebol que será realizado entre 12 de junho e 13 de julho.

"É uma decisão do Comando de São Paulo, mas a expectativa é de que nosso efetivo seja mantido porque seremos uma subsede importante, sobretudo ao pensarmos no Aeroporto de Viracopos, em nosso trânsito local, teremos várias delegações passando por aqui", ressaltou. Campinas será base das seleções de Portugal e Nigéria durante a competição.

Praça Arautos da Paz terá telões para exibição de
jogos durante a Copa (Foto: Maurício Barbosa / G1 )


Parceria e 'folhetos' de orientação
Ao ressaltar a importância da integração de outros serviços públicos com a Guarda, entre eles os trabalhos da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) no trânsito e o Samu, Baggio adiantou que houve conversas para uma parceria entre o Copom e a CIMCamp, com intuito de garantir agilidade nas operações para prevenir crimes e intervenção em conflitos.

"Isso já discutimos anteriormente. Para a Copa, nós temos que criar alguma coisa, discutir urgentemente e compartilharmos tecnologias", frisou sem revelar detalhes. O titular da pasta mencionou ainda que conversa com a diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, sobre a hipótese de elaboração de folhetos que orientem os turistas sobre lugares mais seguros na cidade. "Não posso dizer 'não vá nesse local, porque ele é inseguro'. Não é verdade, tem gente morando ali e mora bem. Eu posso dizer 'olha, aqui estarei com efetivo maior'. A ideia é que a gente converse com as outras áreas sobre os locais, ter um informativo nos hotéis."

Preocupação com 'fan fest'
Ao mencionar sobre as preocupações durante o evento, Baggio disse que as seleções terão apoio da Polícia Federal e outras instituições. Contudo, admitiu que o foco da preocupação está no entorno, incluindo as exibições pública de jogos do Mundial, por enquanto previstas para a Praça Arautos da Paz, no Taquaral. "Não sei o que vai sair ali, me preocupa o que vai acontecer em torno de manifestação ou não. A ideia é para todos os jogos e precisamos discutir sobre a organização desse grande número de pessoas. A gente sabe como começa e espera também saber como irá terminar", ponderou o secretário

Questionado sobre a preparação da Guarda para o Mundial, o titular da pasta alegou que boa parte dos servidores possui curso superior e haverá recomendações para que a qualidade no atendimento seja aprimorada. "É um nível razoável, embora os cursos específicos tenham sido oferecidos tarde... inglês, espanhol [...]. Temos que receber com civilidade e gentileza."
Reforço da PM
Procurada pelo G1 para comentar sobre a previsão do aumento de efetivo de policiais militares em Campinas, durante a Copa, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que cabe à PM se manifestar sobre o assunto. A assessoria da corporação informou, em nota enviada às 19h07, que não houve tempo ábil para as apurações.

"Encaminharemos a demanda ao Comando local, e responderemos, dentro da razoabilidade, assim que dispusermos dos dados a respeito", diz o texto da PM. A reportagem entrou em contato com a assessoria da corporação às 18h06.

fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/03/copa-do-mundo-forca-campinas-elevar-efetivo-da-guarda-municipal.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário