AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

JUNDIAI/SP - Guarda Municipal de Jundiaí possui intérpretes de linguagem de sinais

Guarda Municipal de Jundiaí possui intérpretes de linguagem de sinais
lado esquerdo GMF Mello, ao centro Irene e do lado direito GM Pontes

Como socorrer uma pessoa quando se descobre que ela é surda? 

No dia 02 de novembro do ano passado, o casal de surdos, James Guilherme Mantovani e Irene de Fátima Faria Mantovani se envolveram em um acidente de trânsito na rua da Várzea no bairro Agapeama. 

Segundo Irene, uma moto passou pelo sinal vermelho colidindo lateralmente em seu veículo. 

O motociclista ferido foi socorrido pelo SAMU, o casal nada sofreu. Necessitando de auxílio, Irene passou uma mensagem no celular da filha mas sem sucesso . Foi aí que o casal enquanto aguardava por orientação lembrou de uma amiga que interpretava os sinais e a avisou através de SMS por celular. 

Integrantes da Guarda Municipal de Jundiaí participaram há alguns meses de um curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) junto com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Jundiaí em parceria com a ATEAL. 

Um dos guardas, a GMF Mello que tem formação em Libras e é amiga da vítima ficou sabendo do acidente e junto com o marido que também é guarda foram até o local para ajudar na interpretação. A guarda feminina chegou primeiro que o policial militar e com a presença dela, tudo ficou mais fácil. 

A ocorrência foi feita e Irene e o marido foram levados para o Pronto Socorro e liberados em seguida. 

Irene contou que ficou muito assustada e preocupada com o acidente. “Nós temos muita dificuldade, muitas pessoas não sabem a linguagem de sinais e aí ficamos na dependência de uma intérprete”, explica . Ela ainda cita a importância de policiais saberem a línguagem. 

Mello explica que recentemente a Escola de Governo da Prefeitura de Jundiaí, formou cerca de 30 servidores em Libras e que estão aptos para trabalhar na interpretação de sinais. 

“Alguns setores da prefeitura já conta com intérpretes, isso é muito bom, é necessário. Jundiaí está à frente de outras cidades”, afirma a guarda municipal feminina. Ela lembra ainda que não adianta só fazer o curso, tem que praticar. 

Na solenidade de formação do curso de Libras na Câmara Municipal de Jundiaí, onde cerca de 19 guardas municipais participaram em parceria com a Coordenadoria da Pessoa com Deficência , o Subcomandante da GM, Soares abriu a cerimônia dando boas-vindas em linguagem de sinais. 

De acordo com os números do Clube dos Surdos, cerca de 1000 pessoas na região são surdos. 

O Dia Nacional do Surdo foi oficializado apenas no dia 29 de outubro de 2008, através da Lei 1.976/2008. 


por Luciano Guerino

Assessoria de Imprensa GMJ
Luciano Guerino - 9.9263-1488 (MTB 59140)
Darlei Antônio - 9.9569-6476 (MTB 72769)
  
fonte: http://www.gmjundiai.com.br/GMJ/home/Default_Noticia.asp?N=1127

Nenhum comentário:

Postar um comentário