AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





sábado, 25 de janeiro de 2014

AMERICANA/SP - GAMA tem 2013 pautado por eficiência

Número de ocorrências caiu em relação a 2012; entretanto,patrulheiros efetuaram mais prisões. Índices de roubo, furto e furto de veículo também diminuíram.

No ano em que completou 70 anos de fundação, o trabalho desenvolvido pelos patrulheiros e patrulheiras da GAMA (Guarda Municipal de Americana) em 2013 foi mais eficiente do que em 2012. A conclusão pode ser tirada na comparação entre os dois relatórios anuais da corporação. No último exercício os guardas realizaram 11,4% mais prisões do que em 2012. Foram 244 detenções (de maiores de 18 anos) face às 219 registradas anteriormente. O número representa uma média superior a 20 prisões por mês em Americana somente pela corporação. Apesar do aumento, o número de atendimentos diminuiu: 2013 teve 45.163 ocorrências atendidas pela GAMA, diante de 51.277 de 2012 – o que representa uma redução de 12% na quantidade de ocorrências.

O trabalho ostensivo da Guarda também se refletiu na quantidade de menores apreendidos. Foram16,7% mais detenções (162 em 2012 e 189 em 2013) de adolescentes abaixo dos 18 anos – a maioriapor tráfico de entorpecentes.

O maior número de prisões refletiu também na queda dos índices de alguns crimes específicos, comofurtos e roubos. Em relação a 2012, os furtos caíram 12,5% (456 a 399), e os furtos de veículo tiveramuma redução de 14,3% (57 em 2012 e 49 em 2013). Nos roubos, também houve queda, mas poucoacentuada: 3,48% (foram 317 em 2012 e 306 ano passado).
 
 
“O ano de 2013 marca mais um resultado positivo em um trabalho de metas estabelecidas a longo prazo. Desde o início da administração anterior a corporação foi reforçada e modernizada – e isso éalgo que continua sendo feito. Realizamos diversos estudos, setorizamos e ampliamos a presença dospatrulheiros para eliminar ocorrências críticas em alguns pontos da cidade, e conseguimos sucessonestas missões. O trabalho preventivo, muito bem desempenhado pelos Anjos da Guarda, é mais umexemplo das sementes que plantamos para cuidar do nosso maior patrimônio, que é o cidadãoamericanense. Continuaremos neste processo de aprimoramento para que os resultados de 2014 sejam ainda mais satisfatórios e que a segurança da cidade de Americana seja ainda mais motivo de orgulho para a população”, destacou o diretor-comandante Adilson Dias Bicalho.

A diminuição nos índices de criminalidade acompanham uma tendência que também foi registrada pelaSecretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Com os números de janeiro anovembro (o fechamento anual será publicado no dia 25 de janeiro), já é possível verificar, porexemplo, que o número de furtos em Americana, de acordo com os dados da SSP, caiu 9% nacomparação com 2012; nos roubos o termômetro é semelhante ao registrado pela GAMA: queda de 2,41% no número destas ocorrências.

A GAMA realizou estudos e implementou operações que ajudaram a coibir as práticas criminosas nomunicípio, com destaque para a Operação Papai Noel, que entrou em vigor no dia 6 de dezembro e seestendeu até o dia 31. Com remanejamento de folgas e férias e aumento do efetivo nas ruas da regiãocentral e em áreas comercialmente ativas da cidade, o número de roubos caiu 60% em relação àprimeira quinzena de dezembro de 2012, assim como os furtos, que foram reduzidos em 37%.
 
O número de agentes de trânsito dobrou de 40 para 80 e o total de atendimentos nas ruas de Americana no auxílio da fluidez ao tráfico e ao combate a irregularidades foi de 1.220 em 2012 para2.695, representando um aumento de 120% - mais que o dobro. A ROMEP (Ronda OstensivaMunicipal Especial Preventiva) também ganhou dez integrantes e passou a atuar com 32 patrulheiros. Com treinamento periódico e diversos cursos de capacitação e reciclagem, os guardas passam por umprocesso de aprimoramento constante, servindo de referência a outras corporações de todo o país.

A sede da guarda recebeu visitas de representantes de diversas cidades espalhadas pelo Brasilinteressados em instalar modelo de trabalho semelhante ao praticado em Americana. Guardasmunicipais de várias cidades receberam cursos intensivos de treinamento, tanto no estado de SãoPaulo como em outras localidades.

O trabalho desenvolvido pelos guardas foi reconhecido, inclusive, pelo promotor de Justiça da Vara Criminal de Americana, Dr. André Luiz Dezotti. “Admiro a GAMA, os guardas estão desempenhando um trabalho correto e passando credibilidade à sociedade. Isso é algo que ouvimos corriqueiramente.Vemos que a população confia na GAMA e é um recurso muito eficiente. Pela quantidade de processos criminais que temos, cerca de 80% vem de prisões realizadas pelos guardas”, disse o promotor na ocasião de sua visita à sede da corporação, no mês de maio.


O relatório geral de ocorrências pode ser consultado no link http://gama.sp.gov.br/a-guarda/estatistica
fonte: http://bloggcmdouglas.blogspot.com.br/2014/01/gama-tem-2013-pautado-por-eficiencia.html

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário