AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





segunda-feira, 18 de novembro de 2013

SANTANA DE PARNAÍBA/SP - GMC de Parnaíba cria pelotão para ronda municipal




A Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba formou na manhã do último dia, 07/11, o primeiro pelotão da Rondas Ostensivas Municipais “ROMU”. O evento, realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, contou com a presença do presidente da Câmara, Nequinho Desanti, do secretário de Segurança Urbana, Eduardo Espósito, do comandante de GMC parnaibana, Mario José de Souza, do Sub Comandante da GMC parnaibana, Osmar.
            Formado por 28 guardas municipais, o pelotão foi criado com o intuito de atuar em conjunto com a corporação, de acordo com o índice de criminalidade de cada bairro. A ROMU vai realizar o patrulhamento motorizado em todo o município, além de prestar apoio às Policias Civil e Militar, bem como atuar em eventos de grande proporção e emprego em situações especiais, como no controle de gerenciamento de crise em prédios públicos e no controle de distúrbio civil.        
            Os integrantes da ROMU passaram por um intensivo treinamento. Durante o processo de formação, os guardas tiveram aulas com instrutores da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar da Policia Militar do Estado de São Paulo e da própria Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba. No cronograma, Procedimentos Operacionais, como revista e instrução, formação de equipe, uso tático do veiculo, abordagens e procedimentos contra emboscada; Procedimentos Táticos, como varreduras, tomada de ângulos sem escudo e com escudo balístico, progressão e retração, deslocamento em ambiente confinado e Tiro, como procedimento de segurança, deslocamento com uso de arma de porte, deslocamento com uso de arma portátil, fogo de cobertura e Legislação e Leis Referentes à Arma de Fogo.
            “Estamos entregando uma nova especialidade. A ROMU está sendo formada pelos mesmos guardas que já servem nosso município. Eles receberam um treinamento para atuar em reforço e apoio aos seus companheiros da guarda. Eles farão parte de um reserva estratégica à disposição da corporação para a saturação de áreas onde há uma maior ostensividade. Vamos utilizar todos os meios em defesa da nossa cidade”, explicou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Eduardo Espósito que aproveitou para parabenizar os formandos. “Que vocês tenham sucesso e respeitem toda a confiança que estão recebendo nesse  momento e que nunca se esqueçam do preceito: a vida e a liberdade” finalizou.
            O Comandante da GMC Mário José de Souza, também falou sobre a formação da ROMU. “Toda vez que fazemos algo novo e diferente o medo acontece e há dúvidas e questionamentos. Aprovei o projeto quando me apresentado, pois,  tudo o que for para o bem da comunidade, para sua segurança e bem vindo. Esse pelotão não veio para dividir a guarda, ele veio para o bem estar da população. Não existe rivalidade entre as policias com a GMC. Quero inclusive agradecer a todos que nos ajudaram principalmente ao Batalhão da Rota que nos treinou”, finalizou.
            Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem aos grandes apoiadores do projeto e dos guardas que se destacaram ao longo do curso. Também prestigiaram ainda o evento, o 1º Tenente da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (ROTA), Pedro Hiram Esteves; do Major do 22º Depósito de Suprimento do Exército, Silvano Vilela; da Delegada da Policia Civil, Isabel Cristina Ferraz; do Comandante da GCM de Cotia, Henrique Pires de Albuquerque; do Sub Comandante da GCM de Osasco, José Medeiros; do Comandante da GCM de Pirapora do Bom Jesus, Mauro Lúcio Vilas Boas, do 1ª Sargento da Policia Militar (Ministério Público), José Nilton Santos, além de secretários municipais e familiares dos guardas formandos.     

        

 Outros investimentos
            Além da criação desse novo braço da Guarda Municipal Comunitária, a Prefeitura vêm investindo cada vez mais na questão da segurança do cidadão. Foram convocados 60 novos guardas, admitidos em concurso realizado no ano de 2012, foi dado início o processo de compra de 70 pistolas calibre. 380; uma carabina calibre 380; uma prensa para a produção de munição para treinamento.
Habeas Corpus Preventivo

            E pensando na integridade física do guarda municipal, o comando da Guarda Municipal conseguiu o deferimento do Habeas Corpus Preventivo, solicitado no mês de agosto, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no qual autoriza o guarda a portar arma de fogo fora de seu horário de serviço. O porte de arma foi deferido sob fundamento de que a proibição de porte de arma aos guardas de cidades com população inferior a quinhentos mil habitantes é inconstitucional, por não ser razoável o critério de discriminação ser meramente demográfico, ferindo o principio de isonomia.         

fonte: http://www.jnoticias.com.br/regiao/7342-gmc-de-parnaiba-cria-pelotao-para-ronda-municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário