AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





quinta-feira, 11 de julho de 2013

ARAXÁ - Reportagem Especial :: Mauro do Detran destaca os projetos prioritários para a Secretaria de Segurança Pública

Novo secretário revela, em exclusiva ao Jornal Araxá, principais projetos para a área da Segurança Pública em Araxá




A Secretaria Municipal de Segurança Pública inicia os seus trabalhos em Araxá com dois principais projetos a serem implementados. Segundo o titular da pasta, Mauro da Silveira Chaves, o projeto de vídeo-monitoramento Olho Vivo e a Guarda Municipal são as prioridades iniciais da nova secretaria. O secretário revelou os principais projetos em entrevista exclusiva à reportagem do Jornal Araxá.

Mauro explica que a Secretaria Municipal de Segurança Pública tem suas atribuições determinadas pela Constituição Federal que limita a sua atuação para que não invada a área de outras instituições como a Polícia Militar e a Polícia Civil. “A secretaria será um órgão de articulação junto a todos os organismos governamentais e entidades civis organizadas para viabilizar ações politicas e sociais voltadas para a prevenção do crime”, explica o secretário.

Entre as propostas de Mauro para a Secretaria de Segurança Pública se destacam também a implantação e construção dos Portais de entradas da cidade, a ampliação da Delegacia de combate à violência contra a Mulher, a implantação da Ronda Escolar, melhoria da iluminação pública eliminando os pontos escuros que trazem insegurança aos moradores. “Temos vários projetos e vamos também ouvir a comunidade para definir as principais demandas do município e traçarmos um plano de ordem cronologia de implantação de cada projeto”, diz Mauro.

Olho Vivo

O governador Antônio Anastácia incluiu Araxá no projeto Olho Vivo e disponibilizou um kit com dezesseis Câmeras de Vídeo para o monitoramento de locais estratégicos da cidade. Segundo Mauro, trata-se de uma ferramenta importantíssima que vai somar muito com as forças policiais de Araxá.

“Esta foi uma reivindicação que levantamos no inicio deste novo governo e com o apoio do deputado Bosco e a parceria com o prefeito Jeová Moreira da Costa, conquistamos este beneficio importante para a população araxaense. Evidentemente que é um número insuficiente de câmeras, pois Araxá precisa bem mais do que isso, mas já estamos trabalhando para adquirir mais equipamentos e promovermos em um curto espaço de tempo a expansão do Olho Vivo em nossa cidade”, revela o secretário.

Mauro afirma que em um levantamento feito recentemente em Araxá apontou que cerca de 27 câmeras seria o número ideal para atender bem a cidade neste processo de vídeo-monitoramento. “Não existe limite para que a tecnologia atue em prol da população, então acreditamos que quanto mais câmeras tivermos, melhor será a segurança da cidade. A Secretaria Municipal de Segurança Pública vai começar a fazer uma avaliação juntamente com o comando da Policia Militar para definir os locais onde as primeiras câmeras serão instaladas com previsão de instalação em no máximo três meses”, diz Mauro.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal tem como atribuições principais dar proteção aos bens, serviços e patrimônios públicos. A princípio a instituição poderá ter em Araxá oitenta agentes que deverão ser contratados através de concurso público e a sua implantação deverá ocorrer no primeiro semestre de 2014.

“A Guarda Municipal vai atuar em praças, ginásios, escolas e também no trânsito do município juntamente com os agentes de trânsito da Asttran terão autoridade para fazer autuações de trânsito. Um dos objetivos é desonerar a Polícia Militar de algumas atividades e assim tornar o seu efetivo mais eficaz em outras ações”, explica Mauro.

Segurança

O secretário avalia Araxá como uma cidade segura. “Embora Araxá tenha registrado um acréscimo acentuado do índice de criminalidade ainda podemos considera-la como uma cidade segura, principalmente quando comparada com outras do mesmo porte como Patrocínio e Araguari. Porém não podemos cruzar os braços e temos que trabalhar com ações efetivas para barrar o crescimento que aconteceu principalmente neste primeiro semestre de 2013”, afirma Mauro.

O baixo efetivo é o principal problema enfrentado pela Polícia Civil e também pela Polícia Militar na opinião do secretário. “Tanto a Polícia Civil como a Militar se desdobram para cumprir as metas estabelecidas pelo Governo de Minas no combate a criminalidade, porém as duas instituições estão com escassez de policiais e precisam de um maior efetivo para melhorar a prestação de serviços à comunidade”, completou o secretário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário