AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





quarta-feira, 19 de junho de 2013

VITORIA - Guarda Municipal detém, após perseguição a pé e com viatura, acusado de roubo no Bairro Ilha do Príncipe.

Bairro Ilha do Príncipe onde acusado de roubo foi detido por GCM's após perseguição.



Na manhã do dia 17 de junho de 2013, por volta de 8 h, segunda-feira, no Centro de Vitória, Av. Jerônimo Monteiro, imediações do Palácio Anchieta (Palácio do Governo do Estado), GCM's lotados na Equipe "Delta" do GPC (Grupamento de Proteção Comunitária), da Guarda Civil Municipal de Vitória, foram acionados por uma jovem, vítima de roubo com ameaças, praticado por um sujeito maior de idade, características informadas.

No momento em que a jovem reportava o ocorrido aos GCM's o suspeito foi visto à distância pela Equipe abordo da viatura, que após tentar alcançar o indivíduo o perdeu de vista na multidão que circulava pela região.

Patrulhas insistentes foram feitas no local, quando já nas imediações do Bairro Vl. Rubim, também no Centro de Vitória, quase vinte minutos após o acionamento, os GCM's tornaram a localizar o suspeito. O GCM Motorista da viatura percebeu que o acusado iniciou nova fuga da Equipe, e para tentar evitar a fuga, com segurança o GCM acionou os dispositivos de sirene e highligth da viatura, enveredando por uma breve distância na contra-mão de direção, momento em que o Insp. GCM, Chefe de Guarnição, precisou desembarcar da viatura para efetuar abordagem ao sujeito.

No ato do desembarque o acusado manteve-se em fuga a pé, forçando o Insp. GCM a persegui-lo pelas ruas do Bairro Vl Rubim, agora tomando sentido de fuga ao Bairro Ilha do Príncipe, região de morro conhecida pelo intenso tráfico de drogas local.

O Insp. GCM orientou a aproximação das Equipes de Apoio da GCMV durante a perseguição a pé, e já em área elevada do Bairro Ilha do Príncipe, imediações da Unidade de Saúde local, o Insp. GCM conseguiu render e deter o acusado em fuga.

Com o acusado, reconhecido pela vítima do roubo, não mais foi encontrado o aparelho de telefone celular que consubstanciaria a materialidade do ilícito, contudo foi encontrada a quantia de R$ 80,00 em espécie, que o sujeito, nos vinte minutos que se afastou da Equipe de GCM's empenhada nas buscas, até o reencontro que culminou em sua perseguição e detenção, apurou com a venda do referido aparelho, não sendo possível localizar o receptador.

Os GCM's conduziram o detido ao DPJ de Vitória, Central de Flagrantes, onde este, após representação formal da vítima, foi autuado pelo Delegado em serviço pelo crime de roubo na forma do art. 157 do CP, sendo recolhido à carceragem para triagem ao CDP (Centro de Detenção Provisória). O acusado computava várias passagens cumpridas junto ao sistema prisional capixaba. A vítima agradeceu o empenho dos GCM's nas buscas e detenção do acusado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário