AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





terça-feira, 11 de junho de 2013

SOROCABA/SP - Crime organizado atrai adolescentes

Número de menores apreendidos ostentando símbolo de facção criminosa nos últimos dias preocupa

Levando um adolescente de 17 anos na garupa, um menor de 16  foi abordado por estar guiando uma moto de leilão, na Vila João Romão, zona leste de Sorocaba. Enquanto era revistado, ele revelou ter uma tatuagem ostentando o símbolo do PCC (Primeiro Comando da Capital),  com mais de 30 centímetros, no meio das costas. “O jovem disse ser simpatizante da facção criminosa”, conta o guarda civil municipal da Romu José, que abordou a dupla com o GCM Antenor.

Nos últimos dois meses, o número de adolescentes apreendidos com o símbolo característico da facção criminosa tem crescido. Para o comandante da GCM, Benedito Zanin, “os soldados do tráfico se espelham na imagem distorcida de poder que os criminosos projetam”. (Leia mais na entrevista ao lado).

Há meses/ O garoto – que tem 16 anos e quase 1,80 metros –  contou aos GCMs que fez a tatuagem há três meses como forma de mostrar a afinidade com o PCC e “por achar o símbolo legal”.
 O trabalho está incompleto, mas ele afirma que pretende finalizá-lo em breve com o preenchimento em preto. A moto, segundo o garoto, foi comprada na Feira da Barganha por R$ 500 há uma semana.

“Este tipo de moto costuma ter o número do chassi picotado, mas está tem a identificação raspada de modo caseiro”, destaca o GCM José. O veículo foi levado ao Plantão Policial Sul e apreendido para passar por perícia que deverá revelar a verdadeira origem.

Decepção / O adolescente de 16 anos, que tem como cidade natal Nagoia,  Japão, confessou ser usuário de drogas, assim como o outro jovem apreendido com ele. Ambos já têm outros atos infracionais registrados em seus nomes. 

A mãe de um deles agradeceu pessoalmente os dois GCMs – que contaram com o apoio da equipe de GCM da Romu de Moto – por terem retirado a motocicleta das mãos de seu filho. “Quando vi a tatuagem, já estava feita e não pude fazer nada”, lamenta a mulher.
Os menores foram autuados por receptação e liberados.

MAIS

Inversão de valores
Para especialista em psiquiatria infantil, Vera Paula Freitas, a admiração pelo crime organizado não é algo exclusivo das regiões periféricas. “Desde sempre o ser humano demonstra interesse por exemplos de poder. Com o aumento da violência no cotidiano, nos desenhos e até nos videogames, a visão se inverteu e a referência de comportamento de 
toda uma geração está mudando. Pais, observem mais seus filhos, pois isso é muito preocupante.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário