AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





domingo, 21 de abril de 2013

RIO DE JANEIRO - Guardas municipais vão mostrar dotes olímpicos


Corporação abre na próxima quarta-feira terceira edição de olimpíada interna
Por sete dias, mais de 700 guardas municipais do Rio vão deixar a caneta e o bloquinho de lado para sair em busca de uma medalha olímpica. Na Semana Esportiva da Guarda, que entra na sua terceira edição na próxima quarta-feira, haverá competições para todos os gostos: desde corrida rústica até o sambo, arte macial russa ainda pouco conhecida.
Na corporação carioca, difícil é encontrar algum agente que não tenha sido atleta. Atualmente, 120 guardas recebem apoio e compõem a comissão desportiva da instituição, criada exclusivamente para revelar craques do esporte, como a motociclista do Grupamento de Operações Especiais, a campeã de bodyboarding Gabriela Gouveia, de 38 anos.
O comandante do 1º Grupamento Especial de Trânsito, Marco Aurélio Pereira, pratica jiu-jitsu: ele vai competir na semana esportiva da Guarda | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia


Hoje sou conhecida nas ruas como a guarda que surfa”, brinca Gabriela, que tem uma preparação física de dar inveja. Além de correr na areia e fazer musculação, Gaby, como é conhecida entre os amigos, surfa em média 3 horas nas águas de Copacabana durante as folgas.
“Preciso de condicionamento pois meu trabalho me exige muito. Tenho que ter disposição para pilotar quanto tempo for necessário”, explica a guarda, que no domingo vai suar a camisa. Durante o dia ela participará da corrida rústica e, à tarde, parte para uma competição de bodyboarding em Niterói.
Para o presidente da comissão desportiva da corporação, o comandante do 1º Grupamento Especial de Trânsito, Marco Aurélio Pereira, a prática de esporte na rotina de um guarda é imprescindível. “Passamos a maior parte do dia em pé. Se não praticarmos esporte, não vamos conseguir cumprir bem nosso trabalho”, explica Pereira, que também é atleta profissional.
Em 2011, ele foi campeão sul-americano de kickboxing, no Paraguai. Na semana olímpica, o comandante vai competir em futsal, jiu-jitsu e na corrida. “É bom sentir o espírito olímpico”, encerra.
 
Motociclista do Grupamento Operações Especiais, Gabriela é campeã de bodyboarding | Foto: Divulgação

Do chip no tênis ao sambo da Rússia
A corrida rústica da Guarda promete ser tão profissional quanto uma competição olímpica. Nesta edição, até chip para cronometragem do tempo os guardas atletas vão usar. O equipamento tecnológico, adquirido por R$ 5 mil, será instalado nos tênis dos competidores para dar mais confiabilidade aos resultados da prova, que antes eram verificados por fiscais, visualmente.
Além da inclusão do vôlei feminino nas competições, terá luta pouco conhecida por aqui: o sambo, criado na União Soviética no fim do século 20. A escolha pela arte macial, que será disputada entre quatro guardas, é por conta das técnicas de autodefesa, comuns no curso para GM.
Lições de vida que vão bem além da prática esportiva
Na história dos guardas atletas, há experiências marcantes. O guarda Frankimar Marques, de 38 anos, atua como técnico de um projeto ligado ao Comitê Paraolímpico Brasileiro, que leva o atletismo para deficientes visuais. “Eu aprendo a cada dia com eles. Não os vejo como deficientes mas como pessoas que lutam para vencer limitações”.
Disseminar o esporte também é lição de vida para o subinspetor Cláudio Araújo, 49, do Grupamento de Ronda Escolar. Em dez anos, já atendeu mais de 200 moradores de Laranjeiras com o projeto gratuito de tai chi chuan nas praças. Ambos vão competir na semana olímpica. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário