AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





quarta-feira, 17 de abril de 2013

O GUARDA CIVIL MUNICIPAL E A LIDERANÇA NECESSÁRIA



O Guarda Civil Municipal é um agente de segurança pública. Ele vive a realidade estrutural do município, tanto em situação legislativa, quanto em fornecimento de material de trabalho, bem como em questão salarial.

Os porquês de uma pessoa ingressar na carreira de Guarda Civil Municipal são os mais variados possíveis, pois pode ser pela estabilidade adquirida no concurso público, pela admiração à profissão ou por ser uma fase intermediária em sua vida profissional. Mas, o importante será a avaliação do trabalho que o profissional prestará, uma vez que interessará para a paz da sociedade.

Ao ingressar na corporação da Guarda Civil Municipal, o antes candidato, agora se depara com uma gama imensa de conhecimentos que ele precisará dominar, caso queira ser um bom agente de segurança pública, sem incorrer em abusos e sofrer processos administrativos, cíveis e inclusive penais.

A grande dificuldade é de articular estes conhecimentos técnicos com a sabedoria da liderança necessária, pois Guardas Civis Municipais são treinados para serem líderes, a fim de saberem se impor nas situações e resolverem conflitos. Porém, Guardas Civis Municipais serão líderes nas suas atuações e liderados dentro da hierarquia, disciplina e da lealdade às suas corporações. Desde a menor até a maior graduação sempre haverá alguém para se reportarem.

A prática e os anos de experiência conseguem fazer excelentes profissionais técnicos, que saberão resolver ocorrências simples e complexas, mas o fator da liderança necessária terá quer ser muito trabalhada, a fim de que os conflitos na corporação sejam minimizados e as rusgas pessoais sejam diminuídas.

É preciso frisar que, apenas é possível melhorar o indivíduo se ele quiser, pois depende da sua vaidade e da sua visão de mundo. O egoísmo é que faz muitos dizerem “se fosse eu faria assim ou assado”. Pensadores já disseram que as críticas são feitas reservadamente e os elogios em público.

Assim, existem Guardas Civis Municipais excelentes com integrantes capacitados tecnicamente ao extremo, a ponto de serem professores, mas às vezes na ordem do dia serão alunos e se nesta posição conseguirem sorrir e assimilar a situação terão alcançado de fato a liderança necessária para fazerem suas corporações melhores e para enfrentar as críticas que vem de quem não pertence à família azul marinho.


Por Eliel Miranda 
http://www.facebook.com/presidenteeliel
Guarda Civil Municipal em Santa Bárbara D’Oeste. 
Formado em Direito, com aprovação no exame 132 da Ordem dos Advogados. 
Pós-graduado em Segurança Pública e Sociedade pela PUC. 
Pós-graduado em Polícia Comunitária pela UNISUL. Formado em Pedagogia. 
É professor da Faculdade Anhanguera Educacional, no curso de Gestão Pública. 
Fez o curso de Engenharia Humana, do professor Mauro Pereira Vianna. 
Foi o primeiro Corregedor da Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. 
Foi Secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil em Santa Bárbara d’Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário