AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





sábado, 23 de fevereiro de 2013

VITORIA - Noite de múltiplas detenções executadas pela Guarda Municipal de Vitória.

Noite de detenções para a GCMV.


Para os Agentes de Servição da Lei não existe turno absolutamente tranqüilo, observado o fato de que, se o crime não dorme, tampouco os Agentes que se opõem a ele.

Ação 1: No início da noite do dia 19 de fevereiro de 2013, uma das guarnições embarcada em viatura, lotada no GPC (Grupamento de Proteção Comunitária) da Guarda Civil Municipal de Vitória, foi acionada por um cidadão, já na Av. Beira Mar, próximo ao antigo terminal aquaviário do Dom Bosco, que informou ter sido vítima de uma tentativa de roubo praticada por dois "menores", um dos quais em posse de arma de fogo.

Segundo o solicitante a dupla estaria em uma bicicleta, o teria abordado, apontado uma arma e exigido a entrega dos pertences, momento em que, assustado, fugiu dos ditos "infratores", quando a dupla de acusados prosseguiu em fuga pelo calçadão da mesma avenida, em sentido centro.

A guarnição, no melhor intuito de deter os acusados em flagrante, desligou o sistema de hiligth da viatura, evitando a percepção e fuga dos indivíduos a partir da visualização da aproximação da VTR, além de primar pela manutenção do elemento surpresa para abordagem, que normalmente sufoca o ímpeto de resistência do abordado pretendido.

a guarnição deslocou-se pela via e visualizou a dupla descrita pouco mais adiante, tendo os GCM's feito a manobra para ganhar a mão de direção às margens do calçadão, quando então se aproximaram e surpreenderam os "infratores", que não tiveram tempo de esboçar qualquer reação e acabaram rendidos.

Abordados os indivíduos, sendo um "menor" de 15 e outro de 12 anos, com este último foi encontrado um revólver tipo garrucha, cal. 22 e desmuniciado. A dupla foi "apreendida" e encaminhada ao DPJ de Vitória. A vítima do roubo tentado também foi encaminhada pela GCMV à mesma DP, onde fez representação formal contra os "apreendidos". A Autoridade de Polícia Judiciária acolheu a ocorrência, recolheu os "apreendidos" e deu os devidos andamentos legais à demanda.

Ação 2: Durante a rotina de patrulha noturna, na mesma noite, nas imediações do Bairro Praia do Canto, em Vitória, próximo às quadras de vôlei e salão na Pça. dos Namorados, foi dada a informação de um "arrastão" praticado por cinco indivíduos contra múltiplas vítimas e vários pertences roubados.

Viaturas da Guarda Municipal de Vitória em patrulha no local, a partir de características dos acusados, realizaram rondas no intuito de localizar os criminosos, estendendo a ronda até imediações do chamado "Morro da Garrafa", onde no antigo Instituto abandonado de Psicologia, visualizaram dois homens, maiores de idade, com características aproximadas das repassadas, e realizaram abordagem à dupla.

Com os abordados foram encontrados dois aparelhos de telefone celular e certa quantia em dinheiro, condizentes com parte da materialidade descrita por algumas das vítimas do arrastão. Encaminhadas as vítimas ao cenário de abordagem, a dupla foi prontamente reconhecida como parte do bando que os teria roubado. Os GCM's então procederam a imediata detenção dos acusados e encaminhamento das partes ao DPJ de Vitória, onde foram apresentados à Autoridade de Polícia Judiciária em serviço, que autuou e recolheu a dupla de acusados à área de segurança do DPJ de Vitória, após representação das vítimas presentes, que tiveram seus bens estornados.

Ação 3: Ainda na mesma noite, uma viatura da Guarda Civil Municipal de Vitória se encaminhou para o Bairro Maruípe, onde uma casa abandonada, adiante da Unidade de Saúde do Bairro, próximo à antiga DEACLE, tem sido alvo de reclamações constantes dos que utilizam o espaço da US, bem como dos moradores do Bairro que vivem próximo à casa, muito utilizada por usuários de drogas e supostos traficantes, além de haver denúncia de um estupro outrora praticado no local.

Os GCM's incursionaram pelo interior da casa e abordaram dois indivíduos consumindo substância similar a "crack", momento em que detiveram a dupla em flagrante, recolheram a materialidade e encaminharam às partes ao DPJ de Vitória, sob o olhar agradecido da comunidade vizinha ao local da ação. Na DP a dupla detida foi autuada por "posse" de substância ilícita, tendo assinado o referido Termo Circunstanciado conforme ditames da lei.

fonte: http://amigosdaguardacivildevitoria.blogspot.com.br/2013/02/noite-de-multiplas-detencoes-para.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário