AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011





Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





quinta-feira, 31 de maio de 2012

PORTO FELIZ - GCMs prendem em flagrante por furto em supermercado



foto arquivo: GCM Ivete


No final do plantão da Equipe Alfa nesta quinta-feira (31) uma denuncia mobilizou as viaturas ROMU 120, GOC 104, 105 e 103.
A denuncia relatava que dois individuos, um negro e outro moreno, havia adentrado no supermercado no Bairro do Bambu e furtado objetos  do referido comércio, com as caracateristicas dos individuos em mãos as viaturas fizeram o cerco pelo bairro, não demorou muito a ROMU localizou dois individuos já conhecido do meio policial, onde um deles estava de posse de uma sacola plática, trata-se de L.A. V. J de 27 anos que estava previlegiado pelo benefício aberto desde 18/05/12 modalidade domiciliar e I. A. A. de 35 anos que ao avistar as viaturas tentaram fuga, porém sem êxito, foram conduzidos à presença do proprietário do supermercado que reconheceu os objetos como sendo de seu comércio e as camâras de monitoramento gravou a ação dos meliantes, dada voz de prisão pelos Guardas, foram conduzidos à presença da autoridade policial que lavrou  o flagrante delito.
Os Guardas Civis Municipais que participaram da ocorrência foram: Battani, Marcelo, Camargo, Conrado, Paulo, Brito, Silva, Daniel e Claudemir.

ARAPONGAS - Guardas municipais passam por Curso de Formação em Arapongas


Curso de formação de novos guardas municipais em Arapongas segue até o próximo
Curso deverá ser concluído no próximo mês, com a chamada dos novos guardas prevista para os primeiros dias de julho.

Em continuidade ao Curso de Formação para os novos Guardas Municipais, aprovados em concurso público, aconteceu no Auditório do Centro Administrativo de Arapongas um treinamento sobre política de segurança pública, ministrada pelo secretário municipal de Segurança Pública, major Arduin.

Conforme o major, o curso deverá ser concluído no próximo mês, com a chamada dos novos Guardas prevista para os primeiros dias de julho.”No total serão 25 novos Guardas Municipais a serem incorporados, que também estão recebendo treinamento sobre direitos e cidadania, ética, técnicas operacionais, condução de viaturas, legislação, Estatuto da Criança e do Adolescente e uso progressivo da força, entre outros”, completou o secretário

RIO DE JANEIRO - Guardas municipais prendem homem por roubo de celular

Rio -  Guardas municipais da Unidade de Ordem Pública do Catete (UOP-Catete) prenderam, na manhã desta quarta-feira, Alan Lucena da Silva, de 23 anos, acusado de roubar o telefone celular de Natália Masal, de 25 anos, na Glória, Zona Sul.
Quando realizavam patrulhamento na Rua Augusto Severo, próximo à Praça Paris, dois guardas municipais foram acionados pela vítima, que, muito nervosa, descreveu as características de dois homens que roubaram seu telefone celular na Rua da Lapa. Na abordagem, os ladrões derrubaram a vítima no chão e ela machucou o joelho.
Após pegar a descrição dos acusados e a direção da fuga, os GMs conseguiram localizá-los na altura do Parque do Flamengo. Percebendo a aproximação dos guardas, os dois homens correram em direção opostas para tentar fugir.
Os guardas continuaram perseguindo e conseguiram alcançar um dos ladrões, Alan, na Praça Mário Lago, já no Centro da do Rio. O acusado foi reconhecido pela vítima e encaminhado para a 9ª DP (Catete), para registro da ocorrência.

SANTA FÉ DO SUL - Guarda Civil Municipal – 08 anos – Retrospectiva por um GCM.

Desde junho de 2004 já se foram oito anos, e neles aprendemos, ensinamos,  nos firmamos, viramos realidade, conquistamos espaço, admiradores e desafetos. Inovamos com um serviço que antes só era visto em cidades maiores, o serviço de Resgate, quando Corpo de Bombeiros aqui sequer existia. Iniciamos o policiamento comunitário quando ainda pouco se falava dele. Fomos desacatados, mas nunca humilhados, sempre tínhamos  e temos o remédio dentro da legalidade. Monitoramos a cidade com câmeras, coibimos furtos e auxiliamos com elas nos esclarecimentos, reduzimos em 30% o índice de furto  no centro da cidade, nos primeiros 06 meses  de funcionamento.
Fomos muito bem recebidos pelo pessoal da Polícia Militar e Polícia Civil, quantas conversas e ensinamentos tivemos com eles desde o Curso de Formação. Hoje são conversas de profissionais de segurança pública,  e sempre de homens honestos, de pais de família, quantos de nós GCM’s se casaram ou tiveram filhos neste período, muitos se formaram, e muitos  deixaram o cargo.
Em oito anos certamente auxiliamos todas as secretarias do município; na Secretaria de Esportes, atuamos nos jogos do Santa Fé FUTSAL a Praça esportiva era nossa responsabilidade, Copa Maciel, JORI, Jogos Regionais, Pedalando Santa Fé, Corrida do Trabalhador, Campeonato de Futebol de areia; na Secretaria de  deficiente físico auxiliamos no “Projeto Praia Acessível”, vaga de deficiente, Fórum Regional Antidrogas, COMAD; Secretaria de Saúde: com o serviço de Resgate de acidentados e pessoas enfermas ou acamadas, ambulância aos usuários do SUS, transferências intermunicipais; Secretaria de Agricultura no Aquishow,  etc...; como "Defesa Civil" já tiramos lixo dos bueiros debaixo de chuva, sem sequer termos uma capa de chuva, junto com o moradores desesperados que viam suas casas sendo invadida pela água, na  Secretaria da Cultura: Eventos diversos nas praças de nossa cidade, circuito cultural paulista, etc...; pro Departamento de Trânsito ministramos palestras para todos alunos da rede municipal de ensino e escolas privadas; Secretaria de Ação Social palestras pros futuros moradores do Residencial Brasília, tínhamos até um GCM no CRAS, internações para clínicas de recuperação etc...; Secretaria de Turismo, trabalhamos no parque das Águas Claras, no Verão do Sol, e Agita Verão (os Guarda–Vidas atuavam também), no Carnaval de Rua,  na  FICCAP (até mesmo quando a Polícia Militar não mais entrou no recinto), nos Finais de ano; Projeto Sonho de Natal até tomando conta do arco evitando acidentes ficávamos, e em oito Viradas de Ano;  
Da administração municipal, certamente quase todo setor nós já apoiamos, O Conselho Tutelar (um grande parceiro), os fiscais, o pessoal do almoxarifado, do SAAE, da FUNEC tantas foram as semanas de cursos, palestras proferidas por GCM’s, JUDEF, Interclasses, INTERFISIO, empresa júnior, vestibulares etc.. Cidade das Crianças, Projeto Renascer, Albergue Municipal, Santa Casa e Pronto Socorro (também já tivemos GCM’s trabalhando por lá antes dos atuais seguranças) apoiamos o pessoal do C.R.A, do A.M.E, dos Escoteiros, de empresas privadas, com palestras. No paço Municipal até um GCM ficava na entrada dando informações e orientações.Campanhas de alimentos, de agasalho, da dengue, dos desabrigados, etc...
Em todas as inaugurações promovidas pela administração municipal, sempre havia uma viatura com equipe da Guarda, em todos os oito anos. Foram Praças, academias a céu aberto, PSF’s USF’s, quadras de Esportes, revitalizações e reinaugurações.
Realizamos cursos, (menos que gostaríamos, claro) mas nos reciclamos, temos vontade sempre de aprender, visitamos outras Guardas Civis do Estado, viajamos, recebendo honrarias, trouxemos novidades.
Atuamos em portas de escolas, nas praças, eventos, apreendemos bicicletas cometendo infrações de trânsito, localizamos muitas bicicletas supostamente produto de furto; apreendemos linhas de pipas com cerol, localizamos veículos produtos de furto, apreendemos entorpecentes, prendemos em flagrante, abordamos, realizamos busca pessoal, fomos ameaçados  por fazer, de quem sequer imaginaríamos ser, (tivemos nossas casas e de familiares nossos violadas, nossos veículos riscados em retaliação, represália ou vingança), sofremos por falta de equipamento,  recorremos a justiça para garantia de nossos direitos, auxiliamos o munícipe, o turista, outras polícias, sinalizamos, orientamos,  realizamos patrulhamento de bicicleta, de motos, de carro, até a prontidão de resgate era chamada e abordava e prendia. Enfim são oito anos de muito trabalho, realizando no limite que a lei nos permite, mas, se pecando sempre por excesso, e nunca por omissão.
Certamente que não me lembrei de tudo que já realizamos, de todos os setores que apoiamos, mas sei que  fizemos.
Certamente que não me lembro de quantos  já socorremos, dos locais onde foram atendidos, das casas, das famílias, mas sei que fizemos. Fico grato ao saber que cada uma das pessoas socorridas por nós, seus pais, filhos, maridos e esposas nos são gratos e é esta gratidão que nos move, nos move saber que servimos á uma população que nos respeita e admira e que sente orgulho de nós.
Embora muitos não saibam hoje o efetivo da GCM de Santa Fé do Sul é reduzido,  porém mantemos hoje diuturnamente e ininterruptamente o trabalho de central de recebimento de ligações/monitoramento, serviço de ambulância do município,  serviço de Ronda Escolar, o serviço de Patrulhamento e o serviço de Resgate.  E somos em 33 (sempre com pessoal de férias e licença prêmio,  vez ou outra de licença médica). Trabalhando em regime de escala. Somos 33 e realizamos tudo isso......Imagina se fossemos 80?
É o trabalho que escolhemos, e gostamos muito do que fazemos embora muitos tenham que entender que “Existem valores muito maiores que bens, serviços e instalações” e nós GCM’s estamos dispostos a lutar para garantir todos os valores de nossa população, o principal que é a vida. Falo por mim e por companheiros meus que neste tempo de convívio sei que tem comprometimento com nossa causa.
FONTE: http://gcmsfs.blogspot.com.br/2012/05/guarda-civil-municipal-08-anos.html

Projeto de Nuna sugere criar a Guarda Municipal

 
Vereador Nuna Viana é o autor do projeto
 
Na Sessão da Câmara realizada ontem (29) foi apresentado o projeto de lei nº 33, de autoria do vereador Nuna Viana (PMDB), de 28 de maio de 2012, que autoriza o poder executivo a dispor sobre a criação da Guarda Municipal, a qual integrará o Quadro de Provimento Efetivo da Administração Direta do Município, segundo o artigo 4º. O projeto agora será votado pelos parlamentares. Consta no artigo 15 que o poder executivo deverá regulamentar a lei no prazo máximo de 90 dias.
 
O vereador já havia apresentado uma indicação e um requerimento, em 2011 e 2010, respectivamente, solicitando ao Executivo Municipal informações sobre a implantação desse projeto, também pedindo que ele fosse estudado pela Administração Municipal. Em 15 de dezembro do ano passado, a Câmara dos Vereadores sediou uma audiência pública para implantação da Guarda. 
 
No artigo 1º do projeto, consta que a corporação deverá ser uniformizada e devidamente aparelhada, que ficará responsável pela “proteção e vigilância do meio ambiente e dos bens, serviços, instalações, próprios e de autoridades do Município, bem como a colaboração às polícias civil e militar do Estado, para políticas de segurança pública e trânsito, promovendo a segurança e o bem estar da população”.
 
Consta no artigo 2º que a Guarda ficará subordinada ao gabinete do prefeito e, no 3º, que seus membros terão o poder de prender quem seja encontrado em flagrante delito, além de agirem “em legítima defesa do direito seu ou de outrem, normalmente em defesa dos diretos assegurados pela Constituição Federal”. Nas ocorrências de natureza policial a Guarda acionará a Polícia Militar do Estado.
 
O artigo 4º do projeto prevê que a Guarda Municipal deverá instituir um contingente feminino para execução de atribuições específicas, correspondendo a, no mínimo, 20% do número de cargos providos.
 
Seleção
 
O projeto de Lei também prevê que, para ingressarem na Guarda Municipal, os interessados deverão ter declaração de que não tenham antecedentes criminais, fazerem teste físico, avaliação psicológica e treinamento específico. O inciso 2º do mesmo artigo determina que esse treinamento deve ser durante o período de, no mínimo, 120 dias.
 
No 3º inciso consta que o candidato em treinamento receberá, mensalmente, a título de bolsa de estudo, a quantia correspondente a 50% do valor do valor do vencimento do padrão inicial da classe e não terá qualquer vínculo de emprego com o Município durante este período.

ARARAQUARA - Aparelho de TV é furtado e achado em matagal de Araraquara, SP



Aparelho de TV é furtado e encontrado em matagal,
(Foto: Divulgação/Guarda Municipal
Assaltantes entraram pela porta da frente de casa em reforma.
Funcionários de posto avistaram homens correndo com televisor.

Um aparelho de TV foi furtado da casa de um aposentado de 74 anos, na Vila Ferroviária, em Araraquara (SP), na tarde desta quarta-feira (30), e encontrado em um matagal próximo à linha férrea, na Via Expressa.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, dois homens teriam entrado na casa do aposentado e levado o televisor enrolado em uma manta, que também foi encontrada no matagal. A porta da casa estava aberta porque a residência passa por reformas e havia pedreiros trabalhando no local. O idoso também estava no local, mas não percebeu a ação.

Funcionários de um posto de combustível em frente à linha férrea avistaram os assaltantes entrando no matagal com o objeto furtado. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar fizeram buscas pela região, mas não encontraram os envolvidos.


DIADEMA - Presidente da Câmara visita premiado canil da GCM de Diadema


Laercio (ao fundo de branco) observa treinamento

Criado há quatro anos, o canil diademense é referência no Brasil sendo premiado cerca de 20 vezes pelo trabalho de adestramentos dos cães.

O presidente da Câmara, vereador Laércio Soares (PCdoB) esteve nesta quarta-feira no premiado canil da Guarda Civil Municipal de Diadema (GCM). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e os animais da entidade que estão cotados para atuar na segurança na Copa de 2014. Laércio foi recebido pelo GCM Classe Distinta Rosair de Souza.

O canil da GCM de Diadema tem colecionado premiações. Foi bicampeão entre 2009 e 2010 do Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Civis Municipais do Brasil e em 2011 ficou em 4º lugar no II Torneio de Cães de Polícia, competição que envolveu os mais variados canis de polícias. No momento, a equipe está se preparando para participar do Campeonato Nacional de Cães das GCMs, a ser realizado em julho no município de Santana do Parnaíba (SP).

O canil de Diadema possuiu quatro animais - dois pastores alemães, um labrador e um pastor belga de malinois, além de quatro GCMs cinotécnicos, qualificados para condução e treinamento. Os cães são treinados para intervenções táticas e faro de entorpecentes. “Eles são utilizados em locais de grande concentração de pessoas, como jogos de futebol na cidade, por exemplo, e até em trabalhos sociais, quando recebemos crianças no canil”, explicou Souza.

Referência no Brasil


Até o próximo dia 1º de junho, a equipe do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema realiza curso de cinotecnia (ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães) e cinofilia (estudo e dedicação à criação e desenvolvimento das raças caninas) para dois GCMs de Várzea Grande (MT), município que deverá implantar seu canil em breve. O curso teve início na última segunda-feira (21/05) e totalizará 80 horas de treinamento. Os GCMs Allan Kardec Alves Almeida e Evanildo Laurindo da Silva estão recebendo treinamento voltado para adestramento, formação e condução de cães de polícia.

O trabalho da GCM diademense virou referência no país quando o assunto é adestramento de cães. Tanto que, os dois GCMs de Várzea Grande, no Mato Grosso, estão em treinamento no município. “Cuiabá será umas das sedes da Copa do Mundo em 2014 e a nossa unidade está cotada para ajudar na segurança, por isso, precisamos criar uma nova unidade com cães adestrados”, explicou o GCM adestrador Allan Kardec. “Diadema é referência nesta área, por isso viemos aqui para aprendermos mais e trocarmos experiências também”, completou.

Laércio afirmou que já tinha ouvido falar do trabalho de adestramento desenvolvido pela guarda e quis conhecer de perto.”É um trabalho fantástico mesmo com uma estrutura pequena”, disse. “O trabalho é tão bom que já virou referência para as outras guardas”, completou.

DA redação com a colaboração da Assessoria de Imprensa do PCdoB de Diadema

CAMPO GRANDE - Irmãos são presos em flagrante pela Guarda Municipal após furto em residência

Por volta das 13h20 desta quinta-feira (31), homens da Guarda Municipal, que realizavam rondas nas proximidades da Escola Municipal Zezão, no bairro Caiçara, em Campo Grande, prenderam em flagrante dois irmãos que pulavam o muro de uma residência e estavam com fios elétricos roubados, na rua Pedro Alvarez Cabral.
“Estávamos deslocando na viatura, após fazer rondas em frente a escola, quando avistamos os meninos. Maycon Célio Peixoto, 25 anos e Alex Peixoto Aguiar, 18 anos, não disseram o motivo de estar pulando o muro e ainda estavam com diversos fios roubados na mochila, além de facas e outras armas brancas. Eles foram encaminhados a 6ª D.P. (Delegacia de Polícia)”, afirma um dos guardas que participou da prisão.
Maycon estava com um mandado de prisão em aberto. Pela terceira vez, ele fugiu da CPA (Colônia Penal Agrícola). Já o irmão não possuía passagens pela polícia. Ambos serão indiciados por furto qualiuficado.

AMERICANA - Gama prende foragido da Justiça

A Gama (Guarda Municipal de Americana) prendeu ontem (dia 30), o funileiro H.A.L., 34, durante uma abordagem no cruzamento das ruas Bruno Bombanatti e Carioba, no bairro Cordenounsi, em Americana. Os patrulheiros Allan e Maciel (vtr 109) descobriram que o suspeito tinha mandado de prisão em aberto (a acusação não foi informada).
Em seguida foi encaminhado aoDistrito Policial e depois levado a Cadeia de Sumaré.

AMERICANA - Operação Gama Protege abordou hoje 72 veículos e 53 pessoas



Mais uma edição da Operação Gama Protege foi realizada hoje (dia 31) à tarde, nos bairros Jaguari e Vila Bela, em Americana. Foram utilizados 23 guardas municipais em nove viaturas operacionais, Canil e Romep (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva) e ao todo foram abordados 72 veículos entre carros e motos. Além de 53 pessoas abordadas. Um carro foi apreendido ao pátio municipal com documentação atrasada. Em três dias da Operação Gama Protege foram abordados 218 veículos entre carros e motocicletas. O patrulhamento nos demais bairros da cidade foi mantido.
O inspetor Rogério Ap. Gimenes, que comandou a operação de hoje disse que a ação foi satisfatória. "Nosso objetivo foi coibir furtos e roubos de veículos, além de coibir entrada de drogas em alguns bairros", comentou.
Segundo ele, a operação tem caráter preventivo e é realizada em bairros considerados mais problemáticos. "A expectativa é realizar outras operações em bairros e horários alternados.

ATUAÇÃO
Nos demais dias, as atividades foram realizadas na Rua Carioba, no bairro Cordenounsi, Avenida Iacanga, em Americana, além do portal, na entrada da cidade.

INDAIATUBA - Guardas Municipais de Indaiatuba participam de curso de pilotagem na Honda


Lincoln Franco/ACS-PMI
  • Redatores: Lincoln Franco
  • Release N.º: 1121
  • A Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania por meio da Coordenação de Ensino da Guarda Municipal em parceira com a Honda do Brasil promove o Curso de Pilotagem On e Off Road. As aulas acontecem no CETH (Centro de Educação e Treinamento Honda), no Distrito Industrial nesta quarta (30) e quinta-feira (31) durante todo o dia. Participam 30 guardas municipais que vão somar 16 horas de treinamento.
    O curso integra aulas práticas e teóricas sobre o tema ministradas pelo instrutor de pilotagem, Renato Matsuda. O foco se dá na segurança tanto do piloto quanto dos usuários das vias públicas. A Coordenação de Ensino, comandada pelo inspetor Adevaldo Rodrigues dos Santos atua na formação de GMs aspirantes e também na instrução constante dos guardas.

    INDAIATUBA - COI da Guarda Municipal recebe visitantes de Pirassununga

  • Redatores: Lincoln Franco
  • Release N.º: 1113
  • O COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal recebeu na tarde de quarta-feira (30) visitantes da cidade de Pirassununga. Eles foram recepcionados pelo coordenador, o GM Milton de Jesus Martins.
    Durante o encontro foram apresentadas as ferramentas tecnológicas e o funcionamento de todo o sistema de monitoramento veicular e urbano. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Pirassununga e o PM Valmir Pinheiro de Oliveira tiraram dúvidas e verificaram os resultados positivos.

    INDAIATUBA - COI da Guarda Municipal e Polícia Civil apreendem caminhão usado em roubo


    divulgação
    Trabalho em parceria do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal com o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil apreendeu caminhão Hyundai, branco, ano 2006, placas de São Paulo por utilização em roubo, na cidade. A apreensão ocorreu por volta 23h de segunda-feira (28) e o veículo foi localizado no bairro de Marari, na capital paulista. Ele chegou à Delegacia Central na manhã de terça-feira (29). O motorista, P.H.B., 27 também acabou indiciado pro ser suspeito de participar da ação.
    O crime ocorreu na madrugada de segunda-feira (28), por volta de 3h. Três indivíduos entraram em uma empresa localizada na alameda Mercúrio, próximo ao restaurante Casa Blanca, no Distrito Industrial, renderam e amarraram o vigia. Com as chaves do prédio roubaram produtos eletroeletrônicos e os colocaram em dois caminhões, um deles o Hyundai branco, de propriedade de um funcionário terceirizado que fazia o transporte de mercadorias.
    O veículo foi registrado ao passar por câmeras de monitoramento do COI. As imagens e detalhes do tráfego dele foram passados ao SIG que iniciou investigações. Ainda na segunda-feira, o proprietário do caminhão, sem saber que havia sido monitorado foi à delegacia para saber informações do caso.
    Acabou informado de que existiam provas de que o automóvel dele tinha sido utilizado para o roubo. Diante das provas, entregou o local onde estava o caminhão com os produtos, um comparsa e foi qualificado. Na noite de segunda-feira os policias civis seguiram até o bairro de Marari em São Paulo e encontraram o caminhão com os produtos. Ele chegou em Indaiatuba na manhã desta terça-feira. O outro suspeito ainda está sendo procurado e a ocorrência continua em andamento na Delegacia Central.

    INDAIATUBA - Guarda Municipal de Indaiatuba apreende 310 porções de drogas na terça-feira



    Lincoln Franco/ACS-PMI
    Na segunda-feira (28) a Guarda Municipal fez duas apreensões de entorpecentes que somaram 310 porções. Três pessoas foram encaminhadas para a delegacia, dois maiores e outro menor de idade. Todos acabaram qualificados.
    O primeiro caso ocorreu na rua Fortunato Ré, no Jardim Morada do Sol. A GM fazia patrulhamento às 14h35 quando dois indivíduos ao avistar a viatura tentaram fugir. Um deles, M.P.G., 20, foi pego. Nas proximidades de onde estavam foram encontradas 108 pedras de crack, 115 papelotes de cocaína e 63 trouxinhas de maconha. Um outro saquinho plástico dispensado por eles, tinha ainda sete munições, seis calibre 38 e uma de 380 mm; uma maquininha de enrolar cigarro e várias sedas e uma porção de 14 gramas de maconha.
    Na segunda ocorrência, a Guarda fazia patrulhamento na rua Gandhi, no Conjunto Habitacional Veredas da Conquista, às 23h14, quando viu dois rapazes, um maior e outro menor de idade em atitude suspeita. Eles foram abordados e nas proximidades encontrou-se 24 tubetes plásticos com cocaína. A droga foi apreendida e os dois qualificados.

    ARARAQUARA - Jovens são presos com R$ 600 em cédulas falsas em Araraquara, SP


    Seis notas de R$ 100 foram apreendidas com a
    numeração igual (Foto: Felipe Turioni/G1
    Flagrante foi feito por guardas civis e encaminhados à Polícia Federal.
    Dois vendedores foram vítimas e receberam as notas falsificadas.

    Um homem de 18 anos foi preso e um jovem de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Federal de Araraquara (SP), na tarde desta quinta-feira (31), com R$ 600 em notas falsas. O flagrante foi feito por guardas civis municipais, na Rua Nove de Julho, no Centro. Dois vendedores foram vítimas e receberam as cédulas falsificadas.

    De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, um dos homens foi flagrado tentando comprar um óculos de um ambulante com uma nota falsa de R$ 100, após denúncias de outros vendedores.

    Depois da abordagem, os dois envolvidos afirmaram que pagaram um sorvete com uma das cédulas falsas e cederam as notas para averiguação. As seis cédulas de R$ 100 possuem numeração semelhante e foram encaminhadas à Polícia Federal.

    O ambulante e o vendedor também foram encaminhados para prestar depoimento e foram liberados em seguida.

    Os jovens foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Araraquara.

    BOTUCATU - Homem persegue mulheres com câmera fotográfica em Botucatu, SP

    Ele ia atrás das pessoas com a intenção de filmar as nádegas delas.
    Guarda Municipal chegou até o suspeito depois de várias denúncias.

    Um homem de 42 anos foi detido depois de perseguir mulheres com uma câmera fotográfica nas mãos, na tarde de quarta-feira (30), em Botucatu (SP). Ele ia atrás das pessoas com a intenção de filmar o corpo delas. Sempre caminhava pelas costas das vítimas para registrar as nádegas das mulheres.
    A Guarda Municipal chegou até o suspeito depois de várias denúncias. O homem foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher para prestar depoimento. Depois de ser ouvido ele foi liberado. A polícia registrou a ocorrência para que uma investigação seja aberta.

     

    SALTO - GCM descolbre desmanche de veículos funcionava em antiga favela de Salto, SP

    O local ficava no Jardim Itaguaçu, atrás do Parque das Lavras.
    Três suspeitos foram detidos.

     
    A Guarda Civil Municipal de Salto (SP) descobriu um desmanche de veículos no fim da tarde desta quarta-feira (30), no Jardim Itaguaçu, em uma área onde ficava uma favela. Ao chegarem no local, os guardas encontraram alguns veículos desmontados, uma van com várias peças automotivas e uma caminhonete.
    Seis homens estavam no local, e ao verem as viaturas da GCM, tentaram fugir. Um deles foi detido, e outros cincos conseguiram fugir. Mais tarde, a GCM encontrou mais dois suspeitos.
    Os três homens foram levados à Delegacia de Salto. Dois deles foram autuados por furto e receptação, já que o chassi dos veículos estava adulterado. Segundo a Guarda Muncipal, eles eram integrantes de uma quadrilha que agia no interior.


    CAMPINAS - Passa bem o bebê abandonado pela mãe em viaduto de Campinas



    Local onde o menino foi encontrado é usado por moradores de rua.
    Lá também é possível encontrar usuários de drogas no período noturno.
    Passa bem o bebê que nasceu na noite de quarta-feira (30) embaixo do Viaduto Miguel Vicente Cury no centro de Campinas, local usado para o consumo de drogas no período noturno. A mãe, que é moradora de rua e seria usuária de drogas, fugiu logo após o parto e foi encontrada em um bar nas proximidades, onde teria consumido bebidas alcoólicas, segundo o guarda municipal Amadeu Márcio do Nascimento, que atendeu o caso.
    “Quando chegamos já vimos a mãe, que havia acabado de ganhar o neném. Um colega pegou o bebê para enrolá-lo, nisso ela saiu correndo e foi até um bar”, disse o guarda.
    Os guardas conseguiram detê-la. De acordo com Nascimento, ela usou drogas pouco antes do parto e estava descontrolada. Depois, precisou de medicamentos para se acalmar antes de ser levada para o hospital onde o menino já estava.

    Mãe durante atendimento no
     hospital, em Campinas
    (Foto: André Natale / EPTV)


    “Você ver a criança tão sadia dentro das condições que as pessoas se encontram é bastante gratificante”, disse o guarda municipal Edson Anastácio, que carregou a criança para o hospital.
    O Departamento de Assistência Social do hospital entrará em contato com a Vara da Infância e Juventude para que providências sejam tomadas em relação ao caso.


    Viaduto onde ocorreu o parto, em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)


    fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/05/passa-bem-o-bebe-abandonado-pela-mae-em-viaduto-de-campinas.html

    VALINHOS - Caixas eletrônicos são arrombados em prédio da Prefeitura de Valinhos

    Equipamentos estão instalados no almoxarifado da administração municipal.
    Quatro vigilantes foram rendidos pelos ladrões e trancados em uma sala.

    Dois caixas eletrônicos do banco Santander instalados no almoxarifado da Prefeitura de Valinhos (SP) foram arrombados na noite de quarta-feira (30). De acordo com a Guarda Municipal, quatro homens armados entraram no prédio da administração municipal, renderam quatro vigias, que foram trancados em uma sala. Os assaltantes usaram maçaricos para abrir as máquinas de saque.
    O grupo fugiu com o dinheiro que estava no equipamento, mas a quantia levada não havia sido divulgada até a publicação da reportagem. Ninguém ficou ferido no assalto. A GM foi acionada pelos próprios vigilantes. Uma perícia será feita nos caixas eletrônicos na manhã desta quarta-feira. A polícia também faz buscas pelos ladrões.

    SOROCABA - Mulher é detida por fumar maconha ao lado de criança em Sorocaba, SP



    Ela estava com uma amiga no Jardim Ipiranga.
    Criança, de cinco anos, está sob responsabilidade do Conselho Tutelar.


    Duas mulheres foram flagradas na tarde desta quarta-feira (30) fumando maconha ao lado do filho de uma delas. A criança tem cinco anos. O flagrante das duas usuárias foi feito pelo Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal (COI -GCM). A prisão foi realizada no Jardim Ipiranga, em Sorocaba (SP).
    Os guardas municipais, que operavam as câmeras de videomonitoramento, avistaram as mulheres e a criança sentados no chão do Parque "Maestro Nilson Lombardi". Elas estavam compartilhando um cigarro enquanto o menino brincava ao lado.
    Uma viatura de patrulhamento foi enviada ao local e os guardas civis constataram que o cigarro era de maconha. Um tablete da droga também foi encontrado na bolsa de uma delas.
    Na delegacia, foi constatado que uma das mulheres já havia sido detida durante dois anos por associação ao tráfico. As duas foram liberadas, mas a criança ficou sob responsabilidade do Conselho Tutelar de Sorocaba (SP).

    Mulher foi flagrada usando drogas ao lado da criança (Foto: Reprodução/TV TEM)

    fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/05/mulher-e-presa-por-fumar-maconha-ao-lado-de-crianca-em-sorocaba-sp.html

    JUNDIAÍ - Casal é preso por tráfico de entorpecentes em Jundiaí, SP



    Mulher escondia parte das drogas no sutiã.
    Usuário que comprava mercadoria também foi levado à delegacia.

    Um homem de 32 anos e uma mulher de 20 foram presos por tráfico de entorpecentes na noite desta terça-feira (29), em Jundiaí (SP). O casal foi abordado pela equipe do Canil da Guarda Municipal da cidade quando entregava drogas para um usuário na Vila Esperança.
    Ao avistar a viatura, a mulher tentou disfarçar, mas, durante revista pessoal, foram encontrados 53 flaconetes de cocaína, oito porções de maconha e 15 de crack. Parte do material havia sido escondida no sutiã da suspeita.
    Já o homem tentou fugir por um matagal próximo, mas foi pego pelos guardas. Com ele, foram encontrados R$ 207 em dinheiro - valor proveniente da venda das drogas.
    O rapaz que comprava os entorpecentes no momento da abordagem afirmou que é apenas usuário viciado há anos, mas foi levado para a delegacia para prestar depoimento ao lado dos dois suspeitos.
    A ocorrência foi apresentada no 4° Distrito Policial, onde o delegado autuou o casal em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A mulher foi encaminhada para a cadeia feminina de Itupeva e o homem, para o Centro de Triagem de Jundiaí. O usuário foi autuado por porte de entorpecente e liberado em seguida.
    Parte das drogas estava escondida no sutiã da jovem (Foto: Guarda Municipal/Divulgação)


    quarta-feira, 30 de maio de 2012

    ITAPEVI - Itapevi forma Guardas Municipais de Vargem Grande Paulista

    Aulas visam formar alunos de Vargem Grande Paulista, Itapevi, Jandira, e Porto Feliz

    O Centro de Formação e Capacitação da Guarda Municipal de Itapevi está oferecendo mais um curso de formação, destinado a alunos de Itapevi, Jandira, Vargem Grande Paulista e Porto Feliz. A aula inaugural foi realizada na segunda-feira (21) e contou com a presença da prefeita Dra. Ruth Banholzer e de outras autoridades dos quatro municípios.

    Em pronunciamento, Dra. Ruth ressaltou a seriedade dos cursos oferecidos pela Guarda de Itapevi. “Nossa Guarda tem sido fator de proteção e, nos últimos anos, conta com o total respeito da população, sendo conhecida, inclusive, como anjos da Guarda. Por isso, este será um treinamento intensivo e necessário para formação de cada um de vocês, que terão de aprender a ser fortes”, antecipou a prefeita.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, o curso terá a duração de quatro meses, além de dois meses adicionais de estágio. Participam das aulas alunos de Itapevi, de Porto Feliz, de Vargem Grande Paulista e de Jandira.

    Ao longo do curso, todos aprenderão sobre temas como Armamento, Munição e Tiro, Civismo, Defesa Pessoal, Educação Ambiental, Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente, Funções e Atribuições dos Guardas Municipais, Legislação, Ordem Unida, Prevenção e Combate a Entorpecentes, Sociologia, Procedimentos em Ronda Escolar, entre outros assuntos. A maioria das matérias contará com avaliação teórica e prática, exigindo total dedicação dos alunos.

    Além de Dra. Ruth, também compareceram à Aula Inaugural os secretários Kleber Maruxo (Segurança) e Camal Rachid (Administração); e os comandantes Neto (Porto Feliz), Moraes (Vargem Grande Paulista) e Querato (Jandira).

    Situado no bairro do Itaqui, o Centro de Formação e Capacitação da Guarda Municipal de Itapevi possui duas salas de aula com 40 lugares cada uma, sala com tatames para aulas de defesa pessoal, sala para condicionamento físico, um auditório com 80 lugares, 15 salas administrativas, refeitório e alojamento masculino e feminino. Também funciona dentro da base o Canil da Guarda, assim como o projeto Gênesis, que ensina gratuitamente o Hapkido, arte marcial sul-coreana, a dezenas de crianças e adolescentes.

    Atualmente, graças aos constantes investimentos da administração Municipal, a G.M. de Itapevi é considerada uma das mais bem preparadas do Estado. A corporação tem colaborado também com as ações das forças de segurança (Polícias Civil e Militar), além de apoiar atividades de outros departamentos da Prefeitura, como Defesa Civil, Demutran, Educação e Cultura e Esportes e Lazer.
    ------------------------------------------------------------------------------


    COMENTÁRIO DO BLOG

    É muito bom poder contar com a ajuda das irmãs Guardas Municipais vizinhas.
    Quero aqui deixar registrado meus agradecimentos a GM de Itapevi, e também parabenizar esta Instituição que é muito mais nova que a Guarda Civil Municipal de Porto Feliz (salvo engano é de 97) e já tem um estrutura física excelente, possui um Centro de Formação e Capacitação profissional que pode servir de exemplo para muitas cidades.
    Parabéns aos Gestores desta cidade que vem investindo em seus Guardas Municipais para que, atraves deles os munícipes possam ter maior segurança.
    Eu só lamento que nossa Guarda Civil Municipal não tenha recebido tantos investimentos assim, nem sequer um Centro de Formação e Capacitação nós temos para instruir nossos alunos e Guardas sem precisar que se desloquem todos os dias para fora da cidade. Mas me orgulho muito porque temos profissionais valiosos dentro da Corporação de Porto Feliz. Quem sabe um dia nossos profissionais terão a oportunidade de estar instruindo nossos homens.
    Aos profissionais da Guarda Municipal de Itapevi, continuem nesta luta, muitas Guardas Municipais precisam de Instituição forte como nossa querida GM de Itapevi que muito tem colaborado com a GCM de Porto Feliz.
    Parabéns e obrigada a todos.
    Ivete Ferreira

    JANDIRA - Guarda de Jandira organiza 3º curso de patrulhamento tático


    CURSO DE FORMAÇÃO PARA ATUAR NA ROMU

    A Guarda Civil Municipal de Jandira organizou entre os dias 20 ao 26 /05 o 3º Curso de Patrulhamento Tático, tendo com carga horária 100 horas, que teve como objetivo formar novos integrantes para compor uma equipe especializada para atuação na " ROMU ". O Grupo tático “GT criado em 2005, tem por finalidade realizar um apoio tático as demais viaturas durante o serviço e em ocorrências de grande vulto no qual exige o emprego da equipe treinada, com maior força de impacto, utilizando um efetivo com treinamento especializado em ações táticas. Atua ainda em pontos de alta incidência criminal, controle de tumultos e distúrbios civis, com recursos próprios tendo condições de agir preventiva ou repressivamente nas situações graves.
    Durante o curso os alunos tiveram aulas de estudo da criminalidade, conduta em locais de alto risco, direção evasiva, controle de distúrbio civil, combate em ambiente confinado, abordagem de veículos e pessoas, conduta de patrulha na mata, ocorrências de grande vulto e/ou com reféns, imobilizações policiais, pista policial de aplicação, armamento e tiro, entre outros assuntos.
    Além dos 18 gcms que participaram do curso, a GCM de Itapevi também mandou 04 integrantes. O curso foi organizado pela própria GCM e teve instrutores da corporação e também profissionais de outras corporações com especialização em operações especiais.




    fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2012/05/guarda-de-jandira-organiza-3-curso-de.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+AmigosDaGuardaCivil+(AMIGOS+DA+GUARDA+CIVIL)

     

    FOZ DE IGUAÇU - GUARDA MUNICIPAL PARTICIPA DA OPERAÇÃO FRONTEIRA SUL

     
    A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu está apoiando os militares na Operação Fronteira Sul, que iniciou no ultimo dia 28. Na tarde de ontem, eles atuaram nas estradas vicinais da região de Três Lagoas.
    Segundo a GM, ontem, a maioria das irregularidades encontrada estava relacionada com porte de documentos obrigatórios por parte de condutores e de pedestres que passaram pelos locais das blitz.
    Mas nos dois dias da operação, que não tem data prevista para terminar, seis pessoas foram presas, além de apreensão de mercadorias oriundas do Paraguai, drogas e três veículos.
    A operação está sendo realizada pela 15ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cascavel) e com a coordenação do Comando Militar Sul. Cerca de 750 militares, 60 viaturas e duas lanchas estão sendo utilizados na ação. Toda a faixa de fronteira do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul está sendo patrulhada.

    RECIFE - GUARDA MUNICIPAL DE RECIFE (BA) RECEBERÁ CAPACITAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA

    A iniciativa faz parte do programa de preparação para eventos de grande porte e terá a participação do diretor do Departamento de Contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência

    A Guarda Municipal do Recife está prestes a ser beneficiada com o que há de mais avançado nas polícias do país. Nesta quarta-feira (30), o comandante da corporação, Flávio Romarico, participa de uma reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência prevista para as 14h30, no auditório do Banco Central, da reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) no Recife. O encontro também terá a participação dos coordenadores dos diversos setores da GMR e três agentes que concluíram o curso de Inteligência Policial do Ministério da Justiça.
    A iniciativa para troca de informações é mais uma etapa de preparação para a Copa do Mundo de 2014. Estão programadas palestras com os temas "Ações de Contraterrorismo", com vista aos grandes eventos e "O Papel do Sistema de Inteligência Pernambuco e as Relações dos Cenários Preventivos e Crise". O diretor do Departamento de Contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência (DCT/ABIN), Luíz Alberto Santos Sallaberry ministrará. Na ocasião, estarão presentes também, representantes de todos os órgãos de segurança do Estado.

    RIO DE JANEIRO - Guardas municipais apreeendem 282 mídias na Zona Oeste

    Guardas municipais da 7ª Inspetoria (Praça Seca) apreenderam na tarde desta quarta-feira, 282 mídias que estavam sendo comercializadas irregularmente na Zona Oeste. As apreensões aconteceram na Estrada do Tindiba, altura da Avenida Nelson Cardoso, na Taquara e na Rua Candido Beneficio, próximo à Rua Baronesa, na Praça Seca. O material recolhido foi encaminhado para a 28ª DP (Freguesia) e para a 32ª DP (Taquara).
      FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/rio/guardas-municipais-apreeendem-282-m%C3%ADdias-na-zona-oeste-1.447097

    BOTUCATU - Em Botucatu/SP GCM deteve homem que filmava mulheres no principal corredor comercial

    Valéria Cuter
    Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Celso Quinzote e Iwerton, com apoio do policial civil Vitor, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) detiveram na tarde desta quarta-feira (30) um cidadão de 42 anos chamado Cassildo M.O. Ele há vários dias vinha fazendo filmagens de mulheres pela Rua Amando de Barros usando uma câmara digital que trazia escondida em uma sacola preta. Para agir ficava parado em um determinado ponto e quando passava uma mulher de bermuda, saia ou calça de moletom, ele as acompanhava e, disfarçadamente, fazia a filmagem.

    Na tarde desta quarta-feira a GCM foi informada de que o tal homem estaria perseguindo mulheres na rua. “Fomos até o local e demos voz de prisão e apreendemos a sacola onde estava a câmara digital, que fazia as imagens. Nós estávamos já há vários dias procurando esse cidadão. Pois recebemos muitas ligações fazendo denúncias”, colocou o agente Quinzote, que esteve na casa do acusado na Rua Antônio Sabino Santa Rosa fazendo uma verificação no seu computador.
    Na vistoria feita na memória da câmara digital foi constatado que ele havia feito várias gravações. O acusado admitiu que vem fazendo filmagens de mulheres há cerca de três meses e garantiu que nenhuma filmagem foi colocada na internet. Disse que ia para a Rua Amando e ficava esperando até que uma “mulher bonita” passasse. Então, ligava a câmara e ia atrás.
    “Sabe doutor (repórter) sou um evangélico fracassado que abandonou a igreja. Isso (as filmagens) é fraqueza sexual, é doença. Mas nunca encostei-me a uma mulher. Gravo para assistir em casa e me masturbar.
    Depois apago a fita e gravo novamente”, disse, sem saber explicar quantas filmagens fez. “Não faço ideia, pois o que está na câmara é da semana passada e desta semana. O resto já foi tudo apagado”, acrescentou.
    O acusado foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) onde o Boletim de Ocorrência foi confeccionado por determinação da delegada Simone Alves Tuono, que deverá abrir inquérito policial para que o caso seja investigado. Após prestar depoimento, Cassildo foi liberado, mas seu telefone celular e a câmara digital ficaram apreendidos para
    a pericia.






    fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2012/05/em-botucatusp-gcm-deteve-homem-que.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+AmigosDaGuardaCivil+(AMIGOS+DA+GUARDA+CIVIL)

    INDAIATUBA - GM faz flagrante de tráfico de drogas na Praça Conviver

  • Redatores: Lincoln Franco
  • Release N.º: 1097
    No sábado (26), as Guarda Municipal apreendeu um adolescente e prendeu um jovem, ambos em flagrante por tráfico de entorpecentes, na Praça Conviver, na Vila Brigadeiro Faria Lima, às 15h44. Próximo deles foram localizadas 10 pedras de crack e nove papelotes de cocaína. Os dois confessaram que iriam vender os produtos.
    Os rapazes foram avistados durante patrulhamento. Na abordagem a droga foi localizada próximo deles. Ao serem questionados, F.F.S., 17 e J.B.S., 18 assumiram que vendiam as porções. Eles foram encaminhados para a Delegacia Central onde foi elaborado o BOPC 2324/2012. Os pais do menor de idade foram comunicados.

    INDAIATUBA - Guarda Municipal prende homem por furto em comércio

    Redatores: Lincoln Franco
    Release N.º: 1098
    No sábado (26), às 11h15, a Guarda Municipal fazia patrulhamento quando foi abordada na avenida Presidente Kennedy por um agente de segurança. Ele estava com V.B.C., 53 que tinha sido pego furtando uma peça de carne, no valor de R$ 49,00 de um supermercado.
    O homem foi levado para a Delegacia Central onde foi registrado o BOPC 2321/2012 de flagrante de furto a comércio.

    INDAIATUBA - Guarda Municipal faz flagrante de violência doméstica

    Redatores: Lincoln Franco
    Release N.º: 1093
    No sábado (26), às 16h37, a Guarda Municipal recebeu denúncia anônima sobre uma discussão que ocorria na rua Francisco Cantelli, no Jardim Morada do Sol. Um homem acabou preso em flagrante por agredir a esposa.
    Ao chegar no local os guardas encontraram a mulher S.C.G., 39 toda ensanguentada se queixando de dores no nariz e no queixo. Ela foi encaminhada para o Mini-Hospital e admitiu que o agressor era seu esposo.
    Os GMs fizeram buscas nas proximidades e encontraram A.O.B., 29 em um bar na esquina das ruas Octacílio Furlan com Raul David do Valle. Questionado sobre os fatos confessou o crime que teria ocorrido após discussões. Encaminhado para a Delegacia Central foi preso em flagrante conforme BOPC 2326/2012.

    GAMA - Operação Gama Protege aborda 146 pessoas em dois dias

     
     
    Ações foram realizadas na Rua Carioba, portal de entrada da cidade e Avenida Iacanga

    Os patrulheiros da Gama (Guarda Municipal de Americana) abordaram 146 pessoas e 128 veículos entre carros e motocicletas durante a Operação Gama Protege, em dois dias. A atividade contou com 17 guardas municipais, oito viaturas e a Base Móvel de Monitoramento.

     
     
    Hoje (dia 29) à tarde, entre 16h30h e 18h, a ação foi realizada na Rua Carioba, no bairro Cordenounsi, em Americana. O objetivo de acordo com o inspetor Santos, que comandou a operação hoje foi fazer um trabalho preventivo para coibir furtos e roubos de veículos em vários bairros da cidade.
    "Percebemos que a comunidade aprova o trabalho da Gama, pois se sentem mais seguros", comentou.
    Segundo ele, os patrulheiros são elogiados até mesmo d urante as abordagens.

    OUTRA AÇÃO
    A Operação Gama Protege, que aconteceu ontem (dia 28) abordou com maior intensidade os motociclistas, visto que as motos são os principais veículos usados para fuga. A ação começou por volta das 16h no portal de entrada da cidade, sob o comando do inspetor Bianchi.
    "Escolhemos a entrada e saída da cidade por ser uma das alternativas para fluxo de eventuais criminosos", comentou o inspetor.

     
    Obs., Deveremos fazer em breve um balanço de todas as operações.

     
    Cristiani Azanha
    Assessoria de Imprensa
    por e-mail

    GAMA - Pista de Atletismo do Centro Cívico de Americana ficará fechado no domingo (dia 3) ao público

    Fechamento será das 6h às 14h para preparativos e realização de teste de aptidão física para o concurso da Gama

    A pista de atletismo do Centro Cívico de Americana ficará fechado no domingo (dia3) ao público das 6h às 14h para preparativos e realização de TAF (Teste de Aptidão Física) para o concurso da Gama (Guarda Municipal de Americana). O Centro Cívico fica na Rua Sergipe, 230, Jardim Colina, em Americana. Para as mulheres, oteste será aplicado às 8h e os homens às 9h. É necessário chegar com uma hora de antecedência.
    Os candidatos deverão apresentar se portando documento de identidade original, protocolo de inscrição e ATESTADO MÉDICO, emitido há no máximo 30 dias d adata da realização do TAF, declarando o estado de saúde compatível para arealização do teste enfatizando se está apto ou inapto para o TAF.
    Aqueles que não apresentarem o atestado estarão automaticamentedesclassificados do concurso.
    É obrigatório vestimenta apropriada para a prática de educação física (camiseta, shorts, bermuda, agasalho e tênis), sob pena de impedimento para a realização.
    A lista de convocados para o TAF constam no site http://www.gama.sp.gov.br/concursos/convocacao_taf_gama.pdf.
    FONTE: POR E-MAIL

    ILHA SOLTEIRA - Guarda Municipal de Ilha Solteira Atende Acidente de Trânsito Sem Vítima na Avenida Adriano Teruhiko Kishimoto



    A Guarda Municipal foi solicitada por populares no dia 27/05/2012 as 21:18 min, para averiguar um acidente de trânsito entre dois veículos na Avenida Adriano Teruhiko Kishimoto, altura da Avenida Itamar Gouveia. O condutor J.R.R.O que estava conduzindo o veículo Marca Fiat/ Palio, ano 1996, cor cinza relatou que estava transitando pela Avenida Itamar Gouveia e ao adentrar na Avenida Adriano Teruhiko Kishimoto, veio a colidir com o veículo Ford/ Fiesta, pois informou que o veículo estava transitando com o farol baixo e quando percebeu a aproximação do mesmo saiu para o acostamento, porém o outro veículo envolvido tomou o mesmo sentido e não conseguiu evitar a colisão. O condutor F.J.S que estava conduzindo o veículo Marca Ford/Fiesta, ano 2011, cor preto relatou que transitava pela Avenida Adriano Teruhiko Kishimoto sentido Praia/Ilha Solteira e que estava com os faróis baixo em virtude dos veículos sua frente e no momento quando o veículo Fiat/Palio avançou a pista, tentou desviar, porém não pode evitar a colisão. Os condutores e passageiros dos veículos não ficaram feridos. Após os autores serem qualificados, foram orientados a lavrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

    Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.
    por e-mail

    ILHA SOLTEIRA - Guarda Municipal de Ilha Solteira Participou de Operação Conjunta com a Policia Civil e Policia Militar para Coibir Abuso de Aparelhos Sonoros Instalados em Veículos.

     
     
    A Guarda Municipal foi solicitada no dia 25/05/2012 as 20:30 min pelo Delegado de Polícia Civil Drº Miguel Ângelo Micas para comparecer na Delegacia para auxiliar na Operação que visa coibir abuso de aparelhos sonoros instalados em veículos. Em patrulhamento primário agentes da polícia civil constataram um veículo com o som ligado em volume acima do normal, sendo repassado via rádio as características do veículo marca VW/Saveiro 1.6 CE, cor prata, ano 2012 que estava em trânsito. O condutor R.O.S foi parado na rotatória da Avenida Brasil Sul, próximo a padaria Ki-Pão, sendo conduzido até a Delegacia e efetuado a apreensão dos alto falantes, caixa acústica, tweeter, cornetas de som e caixa de som entre outros, sendo qualificado por "Pertubação do trabalho ou do sossego alheio (artigo 42). O outro condutor L.F.G.P que conduzia o veículo marca VW/Parati 1.6, cor preta, ano 2007 também foi visto pelos agentes policiais que repassaram via rádio as características do veículo, sendo o mesmo parado na Avenida Brasil Sul, próximo a rotatória da padaria Ki-Pão, sendo conduzido até a delegacia para efetuar a apreensão das caixas de som, alto falantes, caixa acústica, tweeter, cornetas entre outros, sendo qualificado por "Pertubação do trabalho ou do sossego alheio (artigo 42). O outro condutor V.A.C foi visto também pelos agentes policiais com o som com intensidade acima do normal, no veículo Marca Fiat/Uno Mille EP, cor cinza, ano 1995 que estava no estacionamento próximo ao estabelecimento " Point Conveniência", sendo conduzido até a delegacia, no intuito de apresentar seu veículo para a Perícia Técnica na data do dia 30/05/2012, sendo qualificado por "Pertubação do trabalho ou do sossego alheio (artigo 42). Após os autores serem qualificados e assinarem o boletim de ocorrência, todos foram liberados. A operação foi conduzida pelo Delegado de Polícia Drº Miguel Ângelo Micas, pela equipe de Investigadores da Polícia Civil, pela equipe da Guarda Municipal e pela equipe da Polícia Militar., sendo encerrada as ocorrência as 01:57 min da manhã.

    Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.
    FONTE: por e-mail