AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





domingo, 30 de dezembro de 2012

SANTO ANDRÉ - INTEGRAÇÃO DAS GCMs COM A PM.


Segundo futuro secretário de Segurança Pública de Santo André, empreitada visa maior poder de ação
FÁBIO SALES



Navarro quer integração da GCM de Santo André com a PM

Prestes a assumir a secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito de Santo André, o coronel José Luís Martins Navarro já definiu como prioridade no primeiro ano de mandato do prefeito eleito Carlos Grana (PT), a integração da Guarda Civil Municipal com as Policias Civil e Militar. Segundo ele, a empreitada visa dar maior poder de ação e autonomia a GCM nas ocorrências locais.

Após atuar durante um ano e nove meses (setembro de 2009 a junho de 2011) no comando do policiamento no ABCD, Navarro frisa que sempre foi defensor da interlocução da guarda com as outras forças que atuam no zelo da população. “Num primeiro momento vamos cuidar da guarda municipal. Quando estávamos na PM [da região] chamávamos a guarda para conversar para tratar dos assuntos de segurança. Esta integração é primordial”, relembra.

O coronel, que se desliga do comando da Polícia Militar na Assembleia Legislativa para exercer o cargo, entende que a GCM precisa participar ativamente do planejamento das atividades policiais na cidade, como o monitoramento das principais vias e comércio local, bem como contribuir no combate ao crime.

“A guarda tem um papel fundamental na segurança. É fazer com que eles entendam o papel importante que eles têm no contexto da segurança pública. Valorizá-los e estar junto com eles. Este vai ser o foco e a missão principal no início da gestão”, destaca Navarro, que também pretende articular junto com outros titulares da pasta no ABCD, atuação conjunta nas divisas municipais.

ESTRUTURA/ De acordo com dados do atual governo, a GCM aumentou o efetivo nestes quatro anos, passando de 504 guardas em 2009 para 674 neste ano. A corporação tem 67 carros com quatro portas e 44 motocicletas, 20 bicicletas e um barco para fiscalização em áreas de mananciais. A guarda também tem nove bases fixas em centros educacionais e duas móveis para atuação na região central. Somente neste ano, o investimento na área foi de R$ 2,5 milhões.

“Já existe toda uma estrutura montada. Vamos saber agora dos problemas que afetam a pasta, para poder saber se esta estrutura precisará de adequações no transcorrer de 2013", relata Navarro, ao comentar sobre o aumento no efetivo e aquisição de material bélico.

PROJETO/ No Legislativo, tramita um projeto de autoria do vereador Paulinho Serra (PSD) – futuro secretário de Obras e Serviços Públicos - que atribui poder de polícia à GCM. A proposta visa alterar a Lei Orgânica do Município, sendo que a partir da aprovação, seria acrescentada a função de poder de polícia à guarda local, já que hoje a GCM atua apenas na defesa do patrimônio público e no apoio a segurança pública em bairros e locais de grande movimentação. Entretanto, a matéria será apreciada apenas na próxima legislatura, que assumirá no próximo dia 1º.

fonte:http://guerreirosdesangueazul.blogspot.com.br/2012/12/integracao-das-gcms-com-pm.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário