AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

INDAIATUBA - Tecnologia e inteligência marcam gestão da segurança pública em Indaiatuba

Arquivo- Eliandro Figueira ACS/PMI

  • Redatores: Lincoln Franco
  • Release N.º: 2446


É manhã de segunda-feira, 3 de dezembro. Profissionais de inteligência e tecnologia de seis cidades discutem a interligação do monitoramento, no COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal de Indaiatuba. Na integração, de imediato, o alarme sonoro e visual dispara.
O veículo Polo, preto, placas de Jundiaí passa por uma área monitorada ao mesmo tempo, em sua cidade de origem e numa rua indaiatubana. O sistema acusa um possível clone. Pouco mais de 24 horas depois, por volta das 10h30 de terça (4), o carro é localizado por viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal, com dois ocupantes, na Praça da Liberdade, na avenida Visconde de Indaiatuba.
O caso foi encaminhado para o Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil. Os investigadores descobriram que a verdadeira placa do automóvel é de São Bernardo do Campo. E mais, constataram que havia boletim de ocorrência de furto, em 4 de novembro de 2011, na cidade de Itapetininga. O carro ficou apreendido e o condutor preso por receptação.
Um ano e um mês depois de ser levado da vítima, o Polo foi recuperado e um suspeito acabou preso. E tudo teve início em um teste da mais nova iniciativa da Prefeitura de Indaiatuba: a implantação da Crim (Central Regional de Inteligência e Monitoramento). O projeto integra o plano de governo de Segurança 2013-2016, do prefeito reeleito Reinaldo Nogueira (PMDB). Inicialmente participam, além do município, Americana, Monte Mor, Itatiba, Vinhedo e Jundiaí. Ela começa a aplicar o conceito de cerca digital com a interligação dos monitoramentos, criando uma base compartilhada de dados, que vai cercar a ação dos criminosos.
Nesse caso, verídico, todas as forças policiais agem coordenadamente e de forma integrada utilizando ferramentas tecnológicas, investigação e inteligência. Esses foram os principais focos da Administração Municipal entre 2009 e 2012 para reestruturar o setor. Também ocorreram aplicações em treinamentos, aquisição de 150 novas armas, 12.000 munições, 65 viaturas novas ou incorporadas e 90 novos coletes à prova de balas.
A cidade encerra 2012, com 50 pontos monitorados e mais de 100 câmeras instaladas. Isso sem contar os dois novos projetos, que juntos totalizam cerca de R$ 1,2 milhão. Metade é proveniente de convênio com o Ministério da Justiça e a outra metade, do Fundocamp (Fundo da Região Metropolitana de Campinas).
Eles vão ampliar em 100 o número de câmeras em áreas comerciais, bancárias e de grande movimento. As próximas regiões a serem contempladas serão: Centro, rua 80 (Jardim Morda do Sol), Distrito Industrial, Cecap e avenida Ário Barnabé.
A Secretaria ainda colocou em prática o programa “Câmera Cidadã”. Com ele, os moradores podem cadastrar no COI, as câmeras instaladas em estabelecimentos comerciais ou residenciais. Elas podem colaborar com a resolução de crimes. Até o momento existem 200 inscritas.
“Quando assumimos a palavra de ordem era quebrar paradigmas. Depois de muito estudar várias realidades de outros lugares, procuramos desenvolver um programa inovador. Ele claramente era contrário ao senso comum difundido na área até então. Um deles dizia que o necessário era ampliar o efetivo. Nós reunimos o que de melhor existia nas experiências pesquisadas e investimos em tecnologia, treinamento e inteligência. Procuramos reequipar a Guarda Municipal. Então os resultados começaram a aparecer”, explica o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB).
A meta inicial de 20% de redução foi superada de longe, o que comprova o sucesso da nova metodologia. Comparando dados levantados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, entre janeiro e outubro de 2008 e de 2012 é possível verificar o avanço. Os furtos e roubos de veículos, crimes mais reclamados pela população há quatro anos, caíram 74%. Decresceram de 1.015 para 265. Os roubos deixaram o patamar de 701 para chegar a 550, redução de 21,5%.
“Temos nos esforçado para melhorar sempre e, assim, garantir segurança para os moradores. Trabalhamos integrados com as demais forças policias, com tecnologia e inteligência para transformar dados em informação. Tornamo-nos referência. Mas nada disso seria possível sem o apoio do prefeito e o empenho dos nossos guardas municipais, que estão nas ruas combatendo o crime com competência no dia-a-dia”, comenta ao chefe de Gabinete e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto.
O número de homicídios ficou em 11, nos dois períodos, sendo que em 2012 não houve nenhum latrocínio (roubo seguido de morte), todo foram passionais ou por envolvimento com drogas. Somente os furtos aumentaram 7,5%, de 1.475 para 1.585. Levando em conta a taxa por 100 mil habitantes, a cidade possui índices melhores que o estado e a RMC (Região Metropolitana de Campinas). A taxa de furtos e roubos de veículos em São Paulo é de 394, na RMC 520 e em Indaiatuba, 128.
Enquanto isso, Os roubos em SP chegam a 482, na RMC são 459 e no município, 265. Os furtos ficam em 1.085 no estado; 1.069 na região e 764, na cidade. Os homicídios são 10 em São Paulo; 9 na RMC e 5 em Indaiatuba. Os resultados se tornam ainda mais relevantes ao contabilizar que em 2008 a população municipal era de 190.036 e hoje chegou a 207.556, conforme a Fundação Seade. A frota também aumentou de 97.130 para 149.014. Isso representa crescimento de 51.884 automóveis, ou 53,41%.
O COI, que se tornou um dos principais apoios das polícias e da GM foi implantado no final de 2009 e se tornou uma vitrine par ao Brasil e para o mundo. Até o momento recebeu mais de 80 visitas de polícias, do Ministério da Defesa, de oito estados como Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Representantes das cidades de Miami (EUA), Buenos Aires (Argentina) e Bengbu (China) também conheceram o setor.
A tecnologia do sistema Sentry, conhecido como o coração do monitoramento, que é 100% automático, sem a necessidade de vigilantes será empregada na cidade do RJ para funcionar na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Como resultado, o Centro realizou em três anos de funcionamento 233 ações. Um total de 101 pessoas acabou presa, 146 foram indiciados e 183 veículos utilizados por criminosos acabaram apreendidos.
Com esse suporte, a Guarda Municipal intensificou o trabalho nas ruas. Os profissionais promoveram 2.450 operações saturação, 2.088 orientações no trânsito e 569 operações decibilímetro para conter carros com som acima do permitido por lei. Foram ainda atendidas mais de 94 mil ligações o que gerou um número superior a 10.000 atendimentos com empenho de viaturas.
Nesses quatro anos, foram ainda registrados 530 flagrantes e 612 pessoas acabaram presas em flagrante. Outros 116 adolescentes foram apreendidos. A Guarda recuperou ou localizou 305 veículos, apreendeu 90 armas e 289 máquinas caça-níqueis, deteve 45 pichadores e capturou 85 procurados da Justiça.
Combate às drogas
Outros números que impressionam são as apreensões de entorpecentes. Entre 2009 e 2012 foram 313 ocorrências com 122 flagrantes e 130 presos em flagrante. Outros 24 adolescentes acabaram apreendidos por envolvimento com entorpecentes. Foram apreendidas 13.298 porções, de maconha, cocaína ou crack, que somam 33,8 quilos.
Para combater as drogas, a Secretaria de Defesa e Cidadania reforçou o trabalho social do “Educando par a Vida”. Criou, ainda em 2011 o GOC (Grupo de Operações com Cães), que possui 05 cachorros treinados para buscas de armas e entorpecentes. Eles atuam em apoio à GM, PM e Polícia Civil.
Outro grupo que começou a atuar em 2009 foi o GAP (Grupo de Apoio Preventivo). Ele é formado por guardas que utilizam três viaturas Blazer. O GAP presta apoio em todo o tipo de ocorrência.
Análise criminal
Também em 2011, a Secretaria criou o Alto Comando da Guarda Municipal e o Geac (Grupo de Análises Criminais). A finalidade do Alto Comando é assessorar o comando da instituição com estudos, discussões e orientações ele é formado por inspetores-chefes, inspetores, coordenadores e supervisores. Convidados também podem participar das reuniões mensais.
Enquanto isso, o objetivo do Geac é analisar constantemente os índices criminais e as solicitações da população em busca de foram de atuação e planejamento. As reuniões são semanais e desde setembro de 2012 acontecem de forma integrada com as polícias Militar e Civil. A partir das análises são geradas ações policiais preventivas focadas nas reais necessidades das pessoas.
Nesse mesmo período, um policial militar passou a trabalhar dentro do COI e a ter acesso às informações do sistema de monitoramento. As ocorrências são informadas às duas corporações e as chamadas geradas pelo 153 da GM são preferencialmente atendidas pela Guarda. Ambas passaram a ter conhecimento compartilhado. O fato marcou a integração oficial das forças de Segurança.
Apoio do Estado
A primeira grande vitória do Governo Municipal aconteceu em 2 de julho de 2009 e contou com o intermédio fundamental do deputado estadual Rogério Nogueira (PDT). A cadeia feminina, instalada no centro da cidade desde a década de 650 foi desativada. O local que tinha capacidade para 36 presas chegou a ter 200 e foi cenário de inúmeras rebeliões.
Também por meio de cobranças do deputado, a Prefeitura conseguiu mais viaturas e efetivo para as polícias estaduais instaladas no município. Uma novidade foi a reforma da antiga delegacia, que acabou ampliada. Inaugurada este ano, ela abriga, Delegacia de Defesa da Mulher, Delegacia Central e 1º DP. A cidade ainda recebeu 10 novos investigadores, em 2012.
Rogério Nogueira também conseguiu mais recursos para o Corpo de Bombeiros. A unidade recebeu novos equipamentos, e viaturas com um Resgate e um caminhão auto-bomba.
Defesa Civil
O setor possui quatro funcionários que atuam diretamente no setor divididos nas áreas técnica e operacional. Quando ocorre algum desastre natural o Plano de Chamada é acionado e representantes de todas as secretarias se colocam à disposição. Os profissionais passam ainda por treinamentos periódicos.
Um veículo GM modelo S10 está equipado e à disposição do setor. Foram adquiridas e recebidas do Estado, capas de chuva, abafadores, facões, capacetes, e outros equipamentos de segurança. A partir de 2011 a Defesa Civil passou a divulgar diariamente o sistema de alertas para monitoramento das condições e comportamentos da natureza. Os boletins estão disponível no site da Prefeitura, www.indaiatuba.sp.gov.br.
Somente em 2012, p setor efetuou 80 boletins de ocorrências, 33 memorandos e 40 relatórios de vistoria. Foram ainda, quatro ofícios enviados a entidades civis, além da participação em seis reuniões em vários municípios da RMC (Região Metropolitano de Campinas). Também foram promovidas palestras para uma média de 500 alunos sobre os perigos do cerol, combate a incêndio entre outros. Os funcionários participaram de cursos da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do Ministério da Justiça além de atendimentos solicitados por meio do 0800 770 7702 e diversos processos de interdição.
Estrutura e treinamento
Em novembro de 2009, a Prefeitura entregou a reforma da sede da Guarda Municipal. Entre as novidades estão os novos espaços da academia de musculação, sala de reuniões, refeitório, vestiários, salão de festas, cozinha, churrasqueira, estacionamento pavimentado e oficina mecânica. A academia possui instrutor em cada período para orientar os guardas.
Em 2010, a Secretaria colocou à disposição dos GMs assistência jurídica e no ano seguinte auxílio psicológico. Também em 2011 foi criada Coordenadoria de Ensino e Treinamento. Ela é responsável por oferecer cursos seguindo diretrizes da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça) e oferecer treinamento contínuo aos guardas.
Em 2012 foi realizado concurso público e 35 novos GMs foram integrados à corporação. Atualmente a Guarda possui efetivo de 259 homens e mulheres e 45 viaturas.
fonte: http://www.indaiatuba.sp.gov.br/governo/imprensa/noticias/17836/

Nenhum comentário:

Postar um comentário