AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CORUMBÁ - Guarda Municipal de Corumbá há 23 anos cuidando do patrimônio Pantaneiro



A Guarda Municipal é uma organização civil, hierarquizada e uniformizada, cujos principais equipamentos adotados são as tonfas, algemas e rádio comunicação - HT's, com uso de veículos, motos e apoio de monitoramento por câmeras nos grandes eventos a Guarda Municipal de Corumbá não é armada.
Uma das Guardas Municipais antigas de nosso estado, a GM Corumbá passou por várias etapas, sempre priorizando a segurança do patrimônio e do povo pantaneiro, conta atualmente com diversos Núcleos de serviços especializados, podendo assim atender com maior qualidade a população, dentre estes Núcleos e sub-núcleos estão:
Corregedoria da Guarda Municipal
Decreto do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira criou a Corregedoria da Guarda Municipal. Pela normatização, o órgão é o responsável pela apuração de infrações disciplinares atribuídas aos guardas municipais. Ainda é atribuição da Corregedoria, auxiliar o comandante da corporação no que tange às decisões disciplinares da Guarda. Além disso, deve dar andamento às representações ou denúncias fundamentadas contra servidores da instituição.
A estrutura básica da Corregedoria da Guarda Municipal é formada pela chefia; subchefia; assessoria técnica e apoio administrativo. O chefe da Corregedoria definido pelo comandante da Guarda sempre deve ser servidor efetivo da corporação, além de ter "ilibada reputação moral e funcional" e não poderá estar "respondendo a processo criminal por crime contra a administração pública ou possuir condenação por crime de qualquer natureza".
Núcleo Administrativo
Responsável pelo serviço de Recursos Humanos da Guarda Municipal controla a folha de frequência dos guardas, executa as ordens do Comandante pertinentes ao serviço administrativo, confecciona e controla a escala de serviço dos Guardas Municipais, realiza o controle interno de férias, arquiva dentro das pastas individuais todos os certificados de cursos, palestras e demais eventos que os membros da corporação participaram, assim como diversos outros serviços administrativos, sendo essencial para a organização e fluidez dos serviços.
Foto de um dos primeiros uniformes da Guarda Municipal de Corumbá
(GM Antonio Miranda) 

Grupamento de Trânsito - GTRAN
Composto por 27 (vinte e sete) Agentes de Trânsito, capacitados e atualizados para realizarem os serviços de fiscalização de veículos e condutores na cidade, o Grupamento de Trânsito é responsável pela segurança dos condutores e pedestres nas vias de Corumbá, fiscalizando e organizando o trânsito o Grupamento atendeu diversos eventos de grande porte durante o ano, dando ênfase em: Carnaval, Banho de São João, Eleições 2012, Visita do Ministro da Defesa, Operação Ágata, Operação Sentinela e diversos outros grandes eventos de nossa querida cidade.
Núcleo de Operações
Este setor é responsável pela coordenação de pequenos e grandes eventos, assim como executar ações fiscalizatórias e coordenar os serviços preventivos realizados pelos setores operacionais como: Grupo de Apoio com Cães, Grupo Tático Preventivo, Rondas, Patrulheiros e demais serviços ostensivo-preventivos. Atualmente o Núcleo de Operações conta com 04 viaturas equipadas com rádio-comunicadores e 09 motocicletas operacionais equipadas com giroflex e sirene, dando assim maior agilidade nos atendimentos. Dentre os serviços mais relevantes realizados no ano, está a participação direta nas Operações Ágata e Sentinela das Forças Armadas. O Grupo de Apoio com Cães conta com 06 guardas especificamente preparados pelo Estágio em Cinotecnia e 04 (quatro) cães das raças Rottweiler, Labrador e Pastor Alemão que são treinados para o controle urbano.
Sala do Setor de Operações

Núcleo de Telecomunicações e Monitoramento
Com 09 (nove) câmera de última geração e 13 servidores da Guarda Municipal trabalhando diretamente neste setor, o Monitoramento tem sido um forte aliado no combate a criminalidade na área central da cidade, devido a presença das câmeras de segurança, que podem girar até 360º e com zoom de até 270X, inibe a ação de meliantes na região, com uma equipe especializada em instalação e manutenção de câmeras de monitoramento e equipamentos de apoio e pronta resposta em minutos no caso de suspeita ou flagrante delito os serviços de monitoramento tem contribuído para segurança do cidadão de bem.
Cartório Central
Viabilizando o recebimento e entrega de documentos, o Cartório Central, localizado na recepção da nova sede da Guarda Municipal, na Rua Dom Aquino esquina com a 21 de setembro, tem viabilizado e facilitado a entrega de documentos como: Ofícios, cartas e demais comunicações, o solicitante entrega o documento e recebe um protocolo de entrega, garantindo assim que seu pedido será analisado pelo Comandante da Guarda Municipal.
Núcleo de Patrimônio
Com o crescimento da instituição, foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Corumbá novos equipamentos e materiais, havendo assim uma necessidade de um controle mais específico com esses materiais foi criado o Núcleo de Patrimônio. A intenção é ter um maior controle na distribuição e cautela de materiais como: Uniformes, tonfas, coletes anti-balísticos, botas e demais materiais utilizados pelos guardas.
fonte: http://www.correiodecorumba.com.br/index.php?s=noticia&id=8020



Nenhum comentário:

Postar um comentário