AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





terça-feira, 25 de dezembro de 2012

CAMPINAS - Novo secretário da GM aponta déficit de 36% na Guarda e pede Gate em Campinas


Baggio planeja aprimorar estrutura da Guarda de
Campinas, em 2013  (Foto: Fernando Pacífico / G1)

Luiz Augusto Baggio diz que efetivo deve ter pelo menos 1,1 mil homens.

Ele também critica a estrutura das bases e espera aprimorar a CIMcamp


O futuro secretário de Segurança Pública de Campinas (SP), Luiz Augusto Baggio, admite um déficit de 36% no efetivo da Guarda Municipal e fala em repor metade deste percentual até o fim de 2013. Em entrevista ao G1, o advogado indicado por Jonas Donizette (PSB) para a pasta afirmou que tentará instalar na cidade uma base do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar, que atenda a Região Metropolitana (RMC).

"Hoje nós temos 704 homens na Guarda, mas o ideal seria acima de 1,1 mil. Quero chegar ao final de 2013 com pelo menos 900, entre os que estarão nas ruas ou em treinamento", afirmou Baggio.

O ex-diretor do Procon-Campinas, de 50 anos, disse que metade do reforço começou a ser selecionado em concurso. O término do processo, incluindo treinamento, deve ocorrer em agosto. "A ideia é antecipar metade do efetivo para julho e, junto com isso, abrir outra seleção".

Estrutura aquém
Além de ressaltar a necessidade de investimentos sobre tecnologia e informação, Baggio disse que outra meta do prefeito eleito é modernizar as bases da Guarda, já que a corporação não possui academia para treino e estande de tiro.

"Em condições mínimas temos somente a [base] da Avenida Moraes Salles, que é de alvenaria. As outras foram construídas em casas pré-fabricadas de madeira. Em 2013 queremos melhorar pelo menos duas estruturas e reduzir gastos operacionais", frisou.
Secretário criticou estrutura das bases da Guarda
em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1)

Tempo real
Segundo o novo secretário, a pasta pretende aprimorar o uso da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), que possui 340 câmeras espalhadas pelo município. Ele disse que a modernização de softwares está prevista no orçamento de R$ 71,8 milhões. "Não basta monitorar. Eu quero ter uma imagem que sirva para algo. Onde estão as viaturas da Guarda? Eu preciso saber para operar melhor. O pessoal tem um sistema de rádio, mas não pode ser só isso", criticou.

Revisão das áreas

Sobre possível redistribuição do efetivo da Guarda, Baggio alegou que são necessárias constantes revisões. "Quando você desconcentra muito, perde em operação. Mas se concentrar, também perde na presença", afirmou sem revelar detalhes.



Gate
Ao lembrar dos 44 ataques a caixas eletrônicos da região, e o caso de um vigilante de carro-forte que teve uma falsa bomba presa ao corpo, Baggio informou que negociará a instalação de uma unidade do Gate, em Campinas.

"Isso depende de uma estrutura de convencimento junto à Secretaria da Segurança. Precisamos de uma boa interação com as polícias e Força Nacional", reiterou.

Ex-capitão do do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM, Rodrigo Pimentel também é favorável à instalação de um efetivo do grupo de ações na RMC.

"As pessoas imaginam que há uma unidade com 300 pessoas, quando na verdade são oito, ou até 16, em regime de plantão. Militei SWAT (membros da força de intervenção rápida) com 15 policiais. Não é difícil para a PM estabelecer um Gate em Campinas, basta um entendimento".

O que diz a Polícia Militar
Procurada pelo G1, a PM informou que o Gate está instalado na Capital paulista por motivos estratégicos. Além disso, alegou que os batalhões possuem treinamento para iniciar o atendimento de casos com reféns e bombas.

Futuro secretário
Luiz Augusto Baggio é advogado e professor universitário. Foi diretor do Procon em 1996, diretor de assistência jurídica da Prefeitura e atuou na Câmara Temática de Segurança da RMC.
fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/12/novo-secretario-aponta-deficit-de-36-na-guarda-e-pede-gate-em-campinas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário