AMPARO LEGAL

Amparo legal para este blog: Constituição Federal
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, foramada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...;
...
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo nao sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º. - é vetada toda e qualquer censura de natureza política ideológica e artística.
Sem espaço no mídia para divulgar os trabalhos realizados pelas Guardas Municipais do Brasil, este blog é mais uma ferramenta aliada para ampliar as ações cotidianas desta força policial que atua na segurança pública municipal.
GUARDA MUNICIPAL, órgão do poder público, legalmente investido no cargo, capacitados e treinados para cumprir as missões que lhes competem, com atribuição policial, fiscaliza, vigia, guarda, com sua presença (fardada) de caráter preventivo promove ações de segurança pública municipal, investido do poder de polícia da administração pública.

GUARDA MUNICIPAL, JUNTOS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
GUARDA CIDADÃ - DESDE 1985 -PROTEGE, ORIENTA E AUXILIA -
ATENDE PELO TELEFONE (15) 3262.3244, 3262.1118 e 199 (Defesa Civil) 24 HORAS
Endereço para correspondência: Praça Duque de Caxias, 32 Centro - Cep: 18540000
e-mail: guarda.subinspetor@portofeliz.sp.gov.br
MEU CONTATO É: yvetegon@hotmail.com

Telefones de emergência
100- Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nacional)
180- Delegacia Eepecializada do Atendimento à mulher
181- Disque denuncia
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
199 - Guarda Civil Municipal e Defesa Civil (Porto Feliz)

A farda não é uma veste que se despe com facilidade ou até com indiferença, mas uma outra pele que adere a própria alma, irreversivelmente para sempre. (desconheço o autor)

Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25/12)

Este blog está no ar desde 27/06/2011
Parou em 20/12/2015 por motivos politicos


Não serão públicados comentários no anonimato em cumprimento ao Art. 5 - IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. C.F.





quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SALVADOR - Espanhóis treinam polícia baiana para combate ao terrorismo na Copa 2014


Policiais espanhóis estão em Salvador ministrando cursos para a polícia baiana como parte da preparação da cidade para os eventos da FIFA na área de segurança.
As aulas estão ocorrendo na Universidade Livre das Dunas – Unidunas, onde agentes das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal aprendem como os espanhóis fazem a segurança de turistas.
“A Espanha é um dos países mais visitados do mundo, o turismo corresponde a 11% de seu PIB, além disso, eles contam com um departamento específico para lidar com tudo que tem a ver com a proteção daqueles que visitam o país. Ou seja, eles têm muito a ensinar”, ressalta Joel Juvêncio, coordenador do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), da Guarda Municipal de Salvador.
Além das aulas sobre segurança para turistas, iniciado na última segunda-feira, 19, serão realizados mais dois cursos. Um de atuação em ocorrências com explosivos e de combate ao terrorismo, com 80 horas, que será realizado entre 26 de novembro e 7 de dezembro; e outro sobre gestão de grande eventos, cujo início está previsto para 10 de dezembro.
“O curso sobre explosivos terá uma semana de aula teórica, aqui em Salvador, e uma outra parte prática, com técnicas de desarmamento de bombas, que ocorrerá na Espanha”, acrescentou o major Marcos Oliveira, coordenador de planejamento e projeto para a Copa do Mundo, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública.
O major informa ainda que o envio de policiais baianos para cursos de desativação de bombas não é novidade. “Desde o ano passado estamos enviando agentes para a Colômbia”, conta. Segundo ele, os cursos foram idealizados depois que, em 2010, foi assinado um acordo de cooperação entre o governo do estado e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - AECID .
“Essa é, na verdade, a segunda edição dos cursos. A primeira foi no final de 2011, quando os espanhóis ministraram cursos de gestão de grandes eventos e de atuação em ocorrências com armamento atômico e químico”, relata.
O curso que está em andamento na sede da UNIDUNAS, na Praia do Flamengo, tem como professores os policiais do Corpo Nacional de Polícia da Espanha, Fernando Diez e Jose Tirado. Eles falaram um pouco da diferença entre a atuação da polícia espanhola no trabalho de proteção aos turistas. “Entendemos a importância dos turistas para o nosso país e, por isso, participamos ativamente da indústria do turismo. Fazemos um esforço para que o turista se sinta seguro e à vontade. Estamos, por exemplo, presentes até nos postos de informação turística”, resumiu Tirado.
Essa participação se manifesta também na relação dos policiais com os diferentes atores participantes da indústria de turismo. “É o que chamamos de participação cidadã. Conversamos com os agentes de turismos, com a associação de hotéis, com os guias turísticos, enfim, com todos que fazem parte da indústria para saber o que está faltando, quais são suas demandas, e também para termos deles informações importantes que nos ajudem no trabalho de segurança”, conta Diez.
Outro aspecto que diferencia o trabalho dos espanhóis está na versatilidade de seus policiais. “Trabalhamos muito na formação. É importante que se tenha algum conhecimento de línguas estrangeiras, além disso, é necessário que sejam capazes de integrar-se à sociedade”, acrescenta Diez.  
fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2012/11/21/espanhois-treinam-policia-baiana-para-combate-ao-terrorismo-na-copa-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário